Educativo
Educativo
Sobre os programas
Visita-ateliê
O Instituto Tomie Ohtake oferece visitas mediadas gratuitas para alunos de escolas das redes pública e privada, ONGs, equipamentos de assistência social e demais instituições de ensino formal e não formal. Com acompanhamento de educadores(as) do instituto, as visitas têm como objetivo não somente apresentar a exposição, mas também acolher a percepção dos públicos sobre as obras e contribuir para o aprofundamento dos debates sobre arte contemporânea. Por isso, os educadores levam em consideração as características de cada grupo para planejar as abordagens e estratégias de acolhimento. As visitas também se desdobram em atividades poéticas em ateliê, que estimulam o exercício criativo e ampliam as experiências vivenciadas a partir do contato com materiais, técnicas e linguagens presentes nas obras dos artistas expostos.
Público escolar, com prioridade para escolas públicas. Duração de 2 horas para 40 pessoas, crianças a partir de 4 anos de idade.
Ateliês abertos
Programa de visitas, ateliês, ações poéticas e atividades práticas desenvolvidas pela equipe de educadores do Instituto Tomie Ohtake a partir da relação entre suas pesquisas em arte educação e os conteúdos das exposições em cartaz. Essas experiências visam explorar recortes e aspectos trazidos pelas exposições por meio de atividades desenvolvidas predominantemente nos ateliês do Instituto Tomie Ohtake, que possuem a infraestrutura necessária, mas poderão ocorrer em formato remoto quando solicitado.
Cursos e oficinas
Cursos que abordam temas como curadoria, história da arte, pensamento social brasileiro, filosofia, dentre outros, a partir de questões suscitadas pelas exposições ou assuntos de relevância para os campos da arte, da cultura e da educação.
Debates e seminários
Ciclos de debates concentrados serão organizados de modo a adensar e expandir temas transversais ao conteúdo da programação expositiva através de mesas que possibilitem uma reflexão compartilhada entre pesquisadores, artistas curadores e profissionais da cultura. Serão realizados até 8 encontros anuais com professores, a partir de temas inspirados pelas exposições.
Encontros com professores
Os encontros contemplam visitas às exposições em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, atividade em ateliê, distribuição do material para experimentação e discussão relacionados às exposições, conversas sobre processos e ações didáticas, avaliação dos encontros e apresentação do material pedagógico. São voltados para professores das redes pública e privada de ensino, educadores, agentes comunitários, assistentes sociais, entre outros. Além da criação de um canal de conversa e troca entre instituição e escola, os encontros têm como intuito a formação dos professores que atuarão como multiplicadores de questões relacionadas à arte e à cultura. Serão realizados até 10 encontros com professores, ao longo do ano, a partir de temas inspirados pelas exposições.