Educativo
baixa 0577 20230824
Educativo

O Educativo do Instituto Tomie Ohtake tem um histórico fundamental para a constituição dos modos de fazer e de pesquisar no campo da arte e da educação, dentro e fora da instituição. Hoje, reúne atividades e projetos de formação relacionados ao programa expositivo do Instituto Tomie Ohtake, construindo um processo contínuo de investigação nesses campos.

São realizadas ações educativas que se desdobram em atividades para o público escolar e para o público espontâneo.

As atividades se dão na forma de visitas, visitas-ateliê, oficinas, ativações, cursos, seminários e formações, a partir das quais pretendemos colaborar na formação de professores, artistas, profissionais da cultura, estudantes e pesquisadores interessados em arte e nas suas transversalidades.

Ação Educativa, Acessibilidade, Diversidade e Territórios são os campos articulados que integram o educativo, estabelecendo correspondências entre seus programas, com ações que se irradiam para um território expandido.

Agendamento de grupos

O agendamento de grupos para visitação do Instituto Tomie Ohtake compreende:

– Visitas mediadas às exposições em cartaz, com duração de até 2 horas;

– Uma atividade prática e/ou poética, oferecida para grupos de estudantes, professores, educadores – prioritariamente da rede pública de ensino –, organizações não governamentais, centros de apoio, instituições de saúde e público em geral, oriundos tanto do município de São Paulo e da região metropolitana, quanto de outros estados.

Oferecimento de transporte gratuito para o ensino público mediante solicitação e disponibilidade.

Dias e horários para agendamento:
terças e quintas em dois períodos
manhã: 10h – 12h
tarde: 14h – 16h 

Informações de contato:
11 93483-9628
agendamento@institutotomieohtake.org.br

Sobre os programas
Visita-ateliê
O Instituto Tomie Ohtake oferece visitas mediadas gratuitas para alunos de escolas das redes pública e privada, ONGs, equipamentos de assistência social e demais instituições de ensino formal e não formal. Com acompanhamento de educadores(as) do instituto, as visitas têm como objetivo não somente apresentar a exposição, mas também acolher a percepção dos públicos sobre as obras e contribuir para o aprofundamento dos debates sobre arte contemporânea. Por isso, os educadores levam em consideração as características de cada grupo para planejar as abordagens e estratégias de acolhimento. As visitas também se desdobram em atividades poéticas em ateliê, que estimulam o exercício criativo e ampliam as experiências vivenciadas a partir do contato com materiais, técnicas e linguagens presentes nas obras dos artistas expostos. Público escolar, com prioridade para escolas públicas. Duração de 2 horas para 40 pessoas, crianças a partir de 4 anos de idade. Visitas às terças, quintas e sextas-feiras, mediante agendamento e sujeito à disponibilidade. Escreva para agendamento@institutotomieohtake.org.br.
Ateliês abertos
Programa de visitas, ateliês, ações poéticas e atividades práticas desenvolvidas pela equipe de educadores do Instituto Tomie Ohtake a partir da relação entre suas pesquisas em arte educação e os conteúdos das exposições em cartaz. Essas experiências visam explorar recortes e aspectos trazidos pelas exposições por meio de atividades desenvolvidas predominantemente nos ateliês do Instituto Tomie Ohtake, que possuem a infraestrutura necessária, mas poderão ocorrer em formato remoto quando solicitado.
Cursos livres e oficinas
Cursos com acesso gratuito, que tenham como objetivo abordar temas como curadoria, história da arte, pensamento social brasileiro, filosofia, dentre outros, a partir de questões suscitadas pelas exposições ou assuntos de relevância para os campos da arte, da cultura e da educação.
Debates e seminários
Ciclos de debates concentrados serão organizados de modo a adensar e expandir temas transversais ao conteúdo da programação expositiva através de mesas que possibilitem uma reflexão compartilhada entre pesquisadores, artistas curadores e profissionais da cultura. Ciclos de debates concentrados serão organizados de modo a adensar e expandir temas transversais ao conteúdo da programação expositiva através de mesas que possibilitem uma reflexão compartilhada entre pesquisadores, artistas curadores e profissionais da cultura. Serão realizados até 8 encontros anuais com professores, a partir de temas inspirados pelas exposições.
Encontros com professores
Os encontros contemplam visitas às exposições em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, atividade em ateliê, distribuição do material para experimentação e discussão relacionados às exposições, conversas sobre processos e ações didáticas, avaliação dos encontros e apresentação do material pedagógico. São voltados para professores das redes pública e privada de ensino, educadores, agentes comunitários, assistentes sociais, entre outros. Além da criação de um canal de conversa e troca entre instituição e escola, os encontros têm como intuito a formação dos professores que atuarão como multiplicadores de questões relacionadas à arte e à cultura. Serão realizados até 10 encontros com professores, ao longo do ano, a partir de temas inspirados pelas exposições.
Play