Programação

ESTAMPA MANUAL BOGOLAN: SÍMBOLOS E NARRATIVAS DO MALI

Tranquilo Studio

Programa público

de 10 de abril a 13 de abril de 2024
ATIVIDADE GRATUITA

Passada

Bogolan2
OFICINA GRATUITA
Programação integrante da 7ª edição do programa Experiências Negras

Os tecidos Bogolan (em Bambara: Bògòlanfini – “pano de lama”) são produzidos tradicionalmente na região do Mali (África Ocidental). Apresentam narrativas de seus povos construídas a partir de símbolos pintados à mão com pigmentos de origem vegetal e mineral extraídos da natureza. Os tecidos são usados como veste em celebrações e ocasiões importantes.

Na oficina, será apresentado um panorama histórico sobre o tecido Bogolan e uma seleção de símbolos e seus significados. Em seguida, será proposto aos participantes que escolham, de forma individual, os símbolos com os quais mais se identificam, para que criem suas próprias narrativas, que serão estampadas manualmente com matrizes de estêncil e tinta serigráfica em um tecido de algodão.

Programação:

Encontro 1 | Quarta, 10 de abril  de 2024
19h – 21h
Durante a apresentação, será abordado um panorama histórico sobre o tecido Bogolan e suas técnicas, seguido pela explanação de uma seleção de símbolos e seus respectivos significados. Os participantes serão então convidados a escolher individualmente os símbolos com os quais mais se identificavam, visando a criação de suas próprias narrativas. Após a seleção, cada participante desenhará os símbolos escolhidos. Em seguida, faremos orientação sobre o processo de transferência dos símbolos para a matriz em acetato, utilizando os conceitos de módulo e repetição de padrão.

Encontro 2 | Sábado, 13 de abril de 2024
14h – 16h
Após os participantes concluírem seus desenhos e recortarem as matrizes, será realizada uma conferência para garantir a qualidade do trabalho. Em seguida, oferecida uma explicação detalhada sobre a marcação da grade no tecido, destacando a importância desse processo para garantir uma impressão precisa. Por fim, iremos à impressão do tecido, finalizando assim o processo criativo.

Sobre os ministrantes
Tranquilo Studio
Estúdio multidisciplinar composto por Priscila Tâmara e Rodrigo Sommer, que alia em sua atuação as áreas de design gráfico e de superfície, moda, arte têxtil e artes visuais. Fundado em 2022, tem como foco a pesquisa, a criação e a prática centradas nas técnicas manuais de impressão e tingimento e sua aplicação em trabalhos autorais artísticos e projetos de moda e design.
Play