Programação

7º Experiências Negras: encerramento do primeiro eixo — Infâncias

Programa público

08 de junho de 2024
SÁBADO—15H Atividade gratuita

Passada

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7º Experiências Negras
Encerramento do primeiro eixo—Infâncias

Completando sua 7ª edição em 2024, o programa Experiências Negras habita as salas do Instituto Tomie Ohtake com cursos e oficinas com especialistas da educação e arte.

O projeto desenvolve uma jornada conjunta de aprendizado, de reflexão e de ação em torno de um dos temas mais críticos e urgentes da sociedade: a luta contra o racismo através da educação.

Para celebrar a finalização do primeiro eixo Infâncias, contaremos com uma programação diversa no sábado (8.JUN).

Confira abaixo o cronograma completo de Encerramento do primeiro eixo, Infâncias, do 7º Experiências Negras:

SÁB—8.JUN
15h – Contação de Histórias (Libras)
15h30 – Roda de Conversa

15h | Contação de histórias
Com Nayara Rodrigues

A textura, a terra, o cheiro, a água, as possibilidades de imaginação e criação… o Barro. Em uma contação de histórias imersiva, a artista surda Nayara Rodrigues compartilha conosco seu contato e as descobertas que fez com o barro.

Programação
Sábado, 8.JUN 2024
15H—15H30

Sobre a artista
Nayara Rodrigues
Nayara atua como poeta, mestre de cerimônias em eventos culturais, contadora de histórias, performer, tradutora, consultora de libras, atriz e artista de questões da maternidade e da mulher negra surda. Em sua poesia, investiga elementos do humor e do erotismo em língua de sinais. Vem participando ativamente do SLAM DOS SURDES como poeta e assistente da equipe de coordenação. É integrante do grupo ÊBA! e co-fundadora do Grupo Ramarias, ambos coletivos integrantes da Libralize-se (empresa de surdes).
15h30 | Conversa
Movimentos e impactos de uma educação antirracista

Movimentos e impactos de uma educação antirracista, com Priscila Leonel, Jue Olivia, Simeia Mello, Solange Miranda

Como a educação pode ser ferramenta poderosa na construção de uma sociedade mais justa e equitativa? Nesta conversa, serão discutidas práticas pedagógicas inclusivas, políticas educacionais antirracistas, a decolonialidade e o papel transformador que cada indivíduo pode desempenhar neste processo.

É um momento especial para celebração dos movimentos e partilha dos desafios enfrentados e, sobretudo, para ideação de estratégias de continuidade da educação antirracista nas comunidades escolares.

A conversa é aberta a todos os públicos, sem necessidade de inscrição prévia e faz parte do programa de encerramento do eixo Infâncias da 7ª Edição do Experiências Negras.

Programação
Sábado, 8.JUN 2024
15H30—17H30
Mediação: Mariana Per

Sobre as participantes
Priscila Leonel
Artista visual e ceramista, graduada em Artes Visuais pela UNESP. Mestrado em Mediação Cultural e doutorado em Processos Artísticos da Cerâmica pela mesma instituição. Realizou seu pós-doc em ensino decolonial da cerâmica na ECA/USP. É professora de Cerâmica e Decolonialidade na Arte, no curso de Artes Visuais da Unesp de Bauru (SP). Em seu trabalho, busca desenvolver um olhar atento às narrativas ligadas à ancestralidade afro-indígena.
Jue Olivia
Pesquisadora de infâncias negras, doutoranda em Educação na USP, investiga a feitura de identidades de bebês e crianças negras pequenininhas em múltiplos contextos, especialmente o familiar e as relações entre infâncias, brincadeiras e Exu. No mestrado, publicou a dissertação “As joias de Oxum: as crianças na herança ancestral afro-brasileira" (2016). Atua como assessora, pesquisadora e formadora de profissionais da educação, de infâncias e das relações étnico-raciais. É analista de pesquisa e inovação na Faculdade de Medicina da USP. Faz parte do Fateliku - Grupo de Pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e religião da Faculdade de Educação da USP.
Simeia Mello
Feminista negra e educadora antirracista, atualmente coordena o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. É mestra em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; possui experiência como educadora, com formação de professores e com consultoria na área de diversidade e inclusão; é revisora, roteirista e articulista. É cofundadora e diretora do Instituto Ella Criações Educativas, empresa voltada à produção de projetos educacionais na área de direitos humanos, com foco nas relações raciais e de gênero.
Solange Miranda
Coautora e organizadora do Currículo da Cidade de São Paulo: Educação Antirracista: Povos Afro-Brasileiros, que integra o Currículo da Cidade de São Paulo, publicado em 2022. Coordenadora do projeto "São Paulo Farol de Combate ao Racismo Estrutural", uma parceria entre a SME e UNESCO representando o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-raciais (NEER) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Responsável no NEER pelo acompanhamento da implementação da Lei. 10.639/03 em toda a rede. Mestranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo USP, pesquisando o papel do Projeto Político Pedagógico na implementação e manutenção da Lei. 10.639/03 na Educação Infantil. Pedagoga pela Universidade Cidade de São Paulo. Atualmente é diretora interina da EMEI Nelson Mandela, escola referência em Educação Antirracista na Cidade de São Paulo.
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