Programação

Lives: Educação e Territórios

Programa público

de 25 de julho a 30 de julho de 2024
19h—19h40 LIVES ONLINE

Futura

apresentação Prêmio Territorios CCR (1) Página 01
Série de lives

QUINTA 25.JUL | 19H—19H40

Como cultivar os saberes presentes no território?
Neste primeiro encontro, convidamos Luciana Rigon e Maria do Livramento, ambas educadores de escolas públicas já contempladas pelo Prêmio Territórios Tomie Ohtake, para uma conversa sobre como vincular os currículos escolares de maneira intencional e contextualizada aos agentes, saberes e práticas do território. Link para transmissão em breve nesta aba.

TERÇA 30.JUL | 19H—19H40

Como o território ensina a escola?
Neste segundo encontro, convidamos Marcos Melo e Eid Duarte, ambos educadores de escolas públicas já contempladas pelo Prêmio Territórios Tomie Ohtake, para uma conversa que aponta caminhos para aprender e ensinar a partir do território no qual as escolas estão inseridas. Link para transmissão em breve nesta aba.
Diálogos: Educação e Territórios
Com educadores premiados em edições anteriores Luciana Rigon Maria do Livramento Marcos Melo Eid Duarte

O Instituto Tomie Ohtake realiza a série de lives Diálogos: Educação e Territórios que integra as ações do 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake. Ao todo, são duas lives que trazem conversas com educadoras(es) de escolas públicas brasileiras que desenvolvem ações pedagógicas integradas a seus territórios para a construção e valorização dos saberes presentes em suas comunidades.

Luciana Rigon, Maria do Livramento, Marcos Melo e Eid Duarte, educadores premiados em edições anteriores, estarão em diálogo com mediação de Natame Diniz, especialista em educação e território do Instituto Tomie Ohtake.

As lives serão transmitidas pelo YouTube do Instituto Tomie Ohtake e as gravações ficarão disponíveis.

Sobre os participantes
Luciana Rigon
É professora há 22 anos em Escolas do Campo em áreas de Acampamentos e Assentamento da Reforma Agrária. Casada há 15 anos com o professor Renê Rigon, com o qual temos uma filha, Maria Rita de 11 anos, trabalha e mora em área de reforma agrária, onde conseguiu aprimorar seus conhecimentos práticas pedagógicas, relacionando a educação com vida e "rompendo muros que separam a escola da vida".
Maria do Livramento
Graduou-se em pedagogia e atua como professora dos anos iniciais da rede pública municipal da cidade de Tutóia, no estado do Maranhão. É também especialista em Educação Especial com Habilitação em Libras e Especialista em Atendimento Educacional Especializado ( AEE) com Psicomotricidade.
Marcos Melo
Licenciado em Ciências Biológicas, atua como professor de Ciências há 16 anos na rede municipal de Betim, MG. Entusiasta dos movimentos de educação popular e de incentivo à participação ativa de crianças e jovens no processo de aprendizado, entende a sala de aula como um espaço de trocas, diálogo de saberes e produção de conhecimento.
Eidvane Duarte
Formada em pedagogia, é professora concursada na prefeitura de Armação dos Búzios há 18 anos. Atualmente está na equipe diretiva da Escola Quilombola Professora Lydia Sherman.
Relacionados
Play