Programação

Sonia Gomes – Barroco, mesmo

Exposição

de 14 de novembro a 08 de fevereiro de 2026
ENTRADA GRATUITA CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

Futura

Sonia Gomes, Gaiola, 2021, 18 x 15 x 25 cm, gaiola, pedra, tecidos diversos, foto EstudioEmObra 2
Sonia Gomes – Barroco, mesmo
Curadoria de Paulo Miyada

O trabalho da artista mineira Sonia Gomes (Caetanópolis, 1948), pode ser produtivamente enquadrado como uma reinvenção do Barroco Brasileiro.

O projeto parte de uma reflexão sobre o barroco brasileiro como testemunho do trabalho, da técnica e da arte de pessoas africanas e afro-brasileiras, destacando como a obra da artista condensa e ressignifica essa herança no contexto contemporâneo.

Acompanhada pelo curador Paulo Miyada, Gomes visitou a capital baiana e Ouro Preto, além de outras cidades mineiras, para aprofundar sua pesquisa sobre os territórios e indivíduos influenciados pelo barroco e que são, ao mesmo tempo, protagonistas dessa tradição e herança cultural brasileira.

Ao lado da beleza, o trabalho de Gomes se engaja com memórias dolorosas, particularmente em suas interações com cidades barrocas icônicas como Ouro Preto e Diamantina (Minas Gerais) e Salvador (Bahia).

Ministério da Cultura, Bradesco e o Instituto Tomie Ohtake apresentam a  exposição Sonia Gomes – Barroco, mesmo realizada em parceria com o Museu da Inconfidência (MG) e o Museu de Arte Contemporânea (MAC-BA), com patrocínio do Bradesco, sob a chancela Apresenta, e da Motiva, por meio do Instituto Motiva sob chancela Platina via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). Este projeto também conta com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre a artista
Sonia Gomes
Nascida em Caetanópolis, no interior de Minas Gerais, em 1948, a relação de Sonia Gomes com a arte resultou de uma necessidade permanente, que a levava a produzir uma ampla gama de criações têxteis sem que tivesse acesso a um canal de circulação. A inserção de sua obra no campo da arte contemporânea resulta da ambição de recriar o mundo a seu redor por meio de gestos de cuidado, começando pela intimidade do corpo, da roupa e da casa. A obra de Gomes se tece na duração do tempo. A artista elege materiais que trazem suas próprias cores, texturas, caimentos e um conjunto indefinível de memórias. Cada tecido, roupa e adereço que utiliza percorreu uma trajetória própria, sendo vestido, guardado e trocado antes de passar por transformações em seu ateliê. Por meio da combinação de ações como amassar, torcer, esticar, tensionar, suspender e embrulhar, a artista faz da costura uma espécie de desenho. Seus gestos produzem traços e, ao mesmo tempo, fixam estágios do manuseio dos tecidos, vinculando, equilibrando e associando peças em um corpo que, como se estivesse em crescimento, gradualmente toma forma, estabelecendo relações com o espaço circundante.
Sonia Gomes – Assombrar o mundo com beleza

Paralelamente às inaugurações das exposições, chega às livrarias, pela editora Cobogó, o livro Sonia Gomes – Assombrar o mundo com beleza, organizado por Miyada, que traz uma série de materiais inéditos que aproximam o leitor do sensível processo de criação da artista mineira.

Com extensa seleção de obras produzidas nos últimos 15 anos e reproduções de cadernos pessoais e cartas, o livro tem lançamento marcado para o dia 25 de abril, na Casa Iramaia, em São Paulo.

[Imagem] Ensaio fotográfico – Lita Cerqueira

barroco mesmo

FOMENTO

APRESENTA

PLATINA

ACESSO TOMIE

APOIO

PARCERIA INSTITUCIONAL

IDEALIZAÇÃO

REALIZAÇÃO

Play