Sonia Gomes – Barroco, mesmo
Exposição
ENTRADA GRATUITA CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
Futura
 
        O trabalho da artista mineira Sonia Gomes (Caetanópolis, 1948), pode ser produtivamente enquadrado como uma reinvenção do Barroco Brasileiro.
O projeto parte de uma reflexão sobre o barroco brasileiro como testemunho do trabalho, da técnica e da arte de pessoas africanas e afro-brasileiras, destacando como a obra da artista condensa e ressignifica essa herança no contexto contemporâneo.
Acompanhada pelo curador Paulo Miyada, Gomes visitou a capital baiana e Ouro Preto, além de outras cidades mineiras, para aprofundar sua pesquisa sobre os territórios e indivíduos influenciados pelo barroco e que são, ao mesmo tempo, protagonistas dessa tradição e herança cultural brasileira.
Ao lado da beleza, o trabalho de Gomes se engaja com memórias dolorosas, particularmente em suas interações com cidades barrocas icônicas como Ouro Preto e Diamantina (Minas Gerais) e Salvador (Bahia).
Ministério da Cultura, Bradesco e o Instituto Tomie Ohtake apresentam a exposição Sonia Gomes – Barroco, mesmo realizada em parceria com o Museu da Inconfidência (MG) e o Museu de Arte Contemporânea (MAC-BA), com patrocínio do Bradesco, sob a chancela Apresenta, e da Motiva, por meio do Instituto Motiva sob chancela Platina via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). Este projeto também conta com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
 
     
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                                      