Programação

Lançamento do Catálogo Ensaios para o Museu das Origens

Diversos convidados

Programa público

25 de janeiro de 2024
Lançamento do Catálogo Ensaios para o Museu das Origens às 15h Atividade Gratuita

Passada

cartaz com o texto: Manifestação Popular em defesa da arte. MAM. Museu de Arte Moderna. Doming, 16/7/76, às 16h
"É possível discutir origens sem aderir a mitos de unidade e pureza? Esse é o desafio de quem aborda a proposta para o Museu das Origens hoje, perante a constatação de que os discursos de unidade e pureza nacional dos últimos séculos emergiram de projetos coloniais, de regimes autoritários e de idealizações racistas", ressalta o curador Paulo Miyada.

Venha participar do lançamento do catálogo da exposição “Ensaios para o Museu das Origens”, que vai contar com a presença de nossa equipe e de Mario Chagas, Padre Mauro, Antonia Kanindé e Josi.

No dia 25 de janeiro, às 15h, esperamos você para um grande encontro celebrando essa mostra que surge a partir do projeto esboçado pelo crítico Mario Pedrosa, durante as mobilizações após o incêndio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), em 1978.

“Sobre a proposta para o Museu das Origens, considero que a trajetória de Pedrosa desaconselha que a interpretemos como o germe de um projeto enciclopédico, em que a “identidade brasileira” está dissecada e disposta em compêndios ilustrados: O Negro, O Índio, O Moderno, O Popular, A Imagem do Inconsciente. O Museu das Origens não seria um museu universal nem uma alegoria do Brasil. Ele foi sonhado como articulação estratégica de instituições, como rede de pessoas, como aliança de saberes, como roda em torno de pesquisa e experimentação”, afirma o curador Paulo Miyada.

Com projeto gráfico de Felipe Carnevalli e Vitor Cesar, organização de Paulo Miyada, Izabela Pucu e Ana Roman, a publicação a ser lançada foi pensada como uma súmula do extenso material reunido na mostra realizada em conjunto pelo Instituto Tomie Ohtake e Itaú Cultural. Encadeada de modo análogo à montagem nos espaços expositivos, o catálogo carrega todos os textos de apoio dispostos na mostra, fotos da exposição e destaques de obras e documentos da época. Ao final deste percurso, textos breves dos organizadores e de Daiara Tukano inauguram um processo de reflexão que deverá se estender no tempo, com a soma de outras vozes e perspectivas ao debate.

Patrocínio

Apoio de Mídia

Realização

Play