2º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel
Exposição
Passada

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é voltado a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos arquitetônicos construídos nos últimos oito anos, o prêmio procura valorizar a diversidade de expressão e modelos de atuação que vêm definindo uma identidade na produção atual dos espaços construídos. A intenção é dar continuidade ao mapeamento da produção arquitetônica contemporânea, reunindo trabalhos que promovam debates acerca das formas urbanas atuais nos seus diversos aspectos, tais como mobilidade, habitação, relação entre espaços públicos e privados, paisagens naturais e construídas, entre tantos outros desafios presentes em cada projeto.
A avaliação do júri levou em conta a qualidade do projeto relativa às soluções formais e técnicas utilizadas, assim como a consistência e a originalidade dos processos criativos envolvidos no seu desenvolvimento e construção. Os arquitetos responsáveis pelos três projetos premiados irão viajar para cidades internacionais de grande valor arquitetônico e urbanístico.
Os três vencedores do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015, foram anunciados durante a abertura da exposição dos dez projetos selecionados. Foram 120 projetos inscritos, provenientes de 12 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Anunciados pelo júri, composto pelos arquitetos Abílio Guerra, Carlos Teixeira, Priscyla Gomes e Shundi Iwamizu.



Alexandre Brasil Garcia / Arquitetos Associados (Galeria Miguel Rio Branco, Brumadinho, MG, 2010);
Anderson Freitas / Apiacás Arquiteto (Estúdio Madalena, São Paulo, SP, 2014);
Danilo Ribeiro Cardoso Terra / Terra e Tuma Arquitetos Associados (Casa Maracanã, São Paulo, SP, 2011);
Eduardo Crafig Ferreira de Assis (Alojamento para estudantes | Ciudad del Saber, Ciudad de Panamá, Panamá, 2013);
Gabriel R. Grinspum / Escritório: Ateliê GR (Casa Pier, Paraty, RJ, 2008);
Lua Nitsche / Nitsche Arquitetos Associados (Edifídio João Moura, São Paulo, SP, 2012);
Marina Acayaba / Ar arquitetos (Atelier Aberto, São Paulo, SP, 2012);
Pablo Emilio Robert Hereñú / Hereñú+Ferroni Arquitetos (Escola Nova Cumbica, Guarulhos, SP, 2014);
Pedro Varella / gru.a arquitetos (cota 10, Rio de Janeiro, RJ, 2015);
Rodrigo Marconde Ferraz / FGMF Arquitetos (Edifício Corujas, São Paulo, SP, 2014);
