3º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin
Exposição
De terça a domingo, das 11h às 20h Entrada franca
Passada

Foram revelados os premiados do 3º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN.
A premiação, que deveria acontecer presencialmente no espaço físico do Instituto Tomie Ohtake junto à exposição dos projetos, foi realizada em cerimônia virtual para convidados, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Coube ao júri, composto por Bebel Abreu, Diego Mauro, Gil Tokio, Giorgio Giorgi e Priscila Farias, a seleção dos 15 projetos. Cada selecionado recebeu R$ 5.000,00 para execução dos protótipos que fazem parte presente exposição e de um catálogo.
Se na primeira edição o tema sugerido foi COMPARTILHAR, e na segunda, CIRCULAR, o 3º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin propôs como mote REVER, um convite a buscar outros olhares para o que já está posto, tratando das mais variadas questões, como a gestão dos recursos naturais, as formas de deslocamento de pessoas, mercadorias e informação, a aplicação massiva de tecnologias de home office e educação à distância, além da interação humana com os objetos e, principalmente, com as outras pessoas.
Com perfil distinto das usuais premiações de design, o Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin tem uma proposta inovadora: abdicando de categorias, sugere a cada edição um tema-desafio a estudantes universitários. A partir desse tema, projetos podem ser inscritos por universitários e recém-formados de qualquer área, não se restringindo somente a jovens designers. A ideia é premiar propostas que destaquem e concebam a relação do design com outras áreas, como arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia e ciências sociais.
Com esses pressupostos, o prêmio procura ressaltar que atualmente as propostas mais contundentes de design acontecem em diálogo com diferentes especialidades, instigando soluções inovadoras que possam responder a questões contemporâneas que discutam nosso cenário social, político, urbano, habitacional, além de novas demandas tecnológicas, novos equipamentos, publicações e mídias digitais.
Conheça os premiados dos 15 projetos selecionados entre os 213 inscritos, provenientes de 20 Estados brasileiros e Distrito Federal.
Eles serão contemplados com cursos de design em renomadas instituições internacionais. Na mostra, já aberta à visitação, estão reunidos, além dos premiados, os demais selecionados.













