Ruy Ohtake: O design da forma


Abertura:  25 fevereiro  2019, às 20h

Visitação: 26 fevereiro 2019 a 28 abril 2019

Um panorama da obra de Ruy Ohtake, desde recém-formado até projetos atuais, poderá ser conferido no Instituto Tomie Ohtake, na mostra "Ruy Ohtake: O design da forma", que traz a sua produção como designer, por meio de aproximadamente 25 peças selecionadas pelos curadores Fábio Magalhães, Marili Brandão e Priscyla Gomes. Ocorre ao mesmo tempo, no Museu da Casa Brasileira, outra exposição que exibe cerca de 40 projetos construídos ou em construção, com curadoria de Agnaldo Farias. As duas exposições visam aprofundar dois momentos (arquitetura e mobiliário) que delineiam iniciativas e pesquisas únicas, nas quais o arquiteto debruçou-se com uma inventividade formal pautada pelo risco. A última exposição que situou em perspectiva o trabalho de Ohtake ocorreu em 2008, na FAU-USP para celebrar os 60 anos da faculdade.


No Instituto Tomie Ohtake estão reunidas peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento criados por Ohtake. Conforme Priscyla Gomes, o arquiteto múltiplo é perito em definir com precioso desenho desde projetos de escala urbana até detalhes mais sutis, que configuram uma longa e minuciosa investigação acerca de como se é possível desenvolver, concomitantemente, mobiliário e edificação. Em seus projetos de arquitetura desenha elementos como mesas, estantes, sofás, aparadores e escadas, em concreto. “Há muitos anos o arquiteto tem um modus operandi único, com a arquitetura e o design inseridos no mesmo corpo”, afirma Fabio Magalhães.  


A partir de 1995, desloca este seu saber para a indústria. Cria peças nos mais variados materiais: porcelanato, madeira, aço, vidro, porcelana de inovadora resistência e prata. O enfoque da apresentação destas peças no Instituto Tomie Ohtake busca destrinchar atentamente sua proximidade com o estudo dos materiais, seus comportamentos e limites, além de um entendimento atento às etapas de produção.


A mostra reúne além de obras originais, desenhos, modelos volumétricos, vídeos e entrevistas com o arquiteto. Para Priscyla Gomes, os elementos selecionados reiteram associações entre seus raciocínios construtivos, nos quais cortes e dobras acabam por definir aspectos estruturais de sua composição. “A contemporaneidade do arquiteto está alinhada a um pensamento vanguardista no qual estar à frente é decidir com liberdade novos parâmetros à criação”, completa.



Programação

O Instituto Tomie Ohtake oferece uma série de atividades gratuitas ligadas à exposição, com ações teóricas e práticas e voltadas a todos os públicos. Toda programação é gratuita.

Laboratório com Ruy Ohtake / Outras possibilidades da madeira no design

Como parte da exposição, Ruy Ohtake ministra um laboratório destinado a estudantes universitários matriculados em cursos de design e arquitetura no qual irá explorar possibilidades de uso da madeira na produção de objetos. O laboratório acontece no Oficina Lab, escola, espaço de coworking, permanência e troca para os fazedores de todas as áreas, localizado na Barra Funda. Os estudantes selecionados devem participar obrigatoriamente dos três dias de laboratório, conforme calendário abaixo. 

Público: Estudantes universitários de cursos de Design e Arquitetura.
Local: Oficina Lab – Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 166 – Barra Funda
Horário: das 14h às 18h
Datas: 23 de março (aula inaugural com Ruy Ohtake), das 14 às 18h; 30 de março (desenvolvimento dos projetos com a equipe do Oficina Lab), das 9h às 18h; 06 de abril (finalização dos projetos e conversa com Ruy Ohtake), das 9h às 18h.

Lista de selecionados: 

Andressa Lobato Lima 

Fernando de Souza Cavalcante Alexandre 

Gabriel Gomes de Oliveira Brunetti

Gabriela Slovac

Gabrielle dos Santos Oliveira

Guilherme Cardoso Cajaiba

Ilaria Mollica

Julia Nogueira da Silva

Lucas Bellemo Balog

Lucas Duarte Martins

Luiz Gustavo Bertocchi Alves da Silva

Mariana Soares Brancalhão

Michelle Karine Pacheco

Micherlâne Pereira Lima

Olivia Kari Nagayama Boarini 

Rodrigo Mergulhão Ferreira

Sara Grimoni Marafão Honório

Tiago Souto Schützer

Vinícius Romano Santos

 

Lançamento livro O Design da forma com conversa com Ruy Ohtake

Data: 26 de março às 19h

Textos dos curadores Fabio Magalhães, Marili Brandão e ensaio fotográfico de Ruy Teixeira

Editora Olhares, 200 páginas, preço: R$95,00  

Sujeito a lotação



Atividade para famílias | Ateliês de design de sobrevivência

Datas23 de março  | 11h às 12h30 e 31 de março | 15h às 16h30

O que você faria se estivesse em um iceberg no meio de uma tempestade ou se morasse no topo das árvores durante a erupção de um vulcão? Durante o ateliê, essas e outras situações inusitadas serão estímulo para construção de espaços e instrumentos de sobrevivência que os participantes serão convidados a desenvolver com diversos materiais.

20 vagas por dia

Inscrições dia 23 - AQUI

Inscrições dia 31 - AQUI



Encontro com professores

Data: 5 de abril | 19h30 às 21h

Os educadores do Instituto Tomie Ohtake convidam professoras, professores, educadoras, educadores e assistentes sociais para uma visita à exposição Ruy Ohtake: O design da forma, seguida de atividade de ateliê e conversa sobre processos pedagógicos.

20 vagas

Inscrições AQUI



A fotografia e o design da forma
com Sérgio Fernandes e Tiago Santana

Datas: 6 e 7 de abril | sábado, das 10h às 13h e domingo, das 14h às 17h

Os fotógrafos Sérgio Fernandes e Tiago Santana, membros do coletivo Afrotometria, propõem um workshop teórico e prático sobre fotografia, design e formas. A partir de referências de fotógrafos, arquitetos e designers, trazem o estudo e o debate sobre a diversidade das formas e como podem ser capturadas pela fotografia. Ampliando as possibilidades de criação na prática, ocorrerá uma saída fotográfica pelo Instituto Tomie Ohtake e seu entorno. O material criado pelos alunos será analisado e curado de forma coletiva, a fim de comparar e debater os conhecimentos compartilhados durante a oficina. Serão selecionadas parte das fotos realizadas para serem expostas no Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake.

15 vagas

Inscrições AQUI

 



           

APRESENTADO POR






PATROCÍNIO

   

 
       

 



COPATROCÍNIO

    




APOIO DE MÍDIA

                          


 REALIZAÇÃO