Tunga: Conjunções Magnéticas

De 11 de dezembro a 10 de abril 2022. 

De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca.

Conheça os protocolos de segurança clicando AQUI



Pelo seu porte e dimensão, dois dos mais importantes trabalhos da trajetória do artista, Gravitação Magnética e Ão, assim como alguns de seus desenhos fundamentais, são exibidos no Instituto Tomie Ohtake (Paulo Venancio Filho)


A exposição Tunga: Conjunções Magnéticas nasce da parceria entre o Itaú Cultural e o Instituto Tomie Ohtake, com obras que se estendem aos espaços das duas instituições, reunindo momentos significativos do processo e da carreira do artista. Segundo o curador Paulo Venancio Filho, é a partir do conceito de “instauração”, emprestado do próprio artista, que a mostra propõe uma imersão em sua poética, estabelecendo uma retrospectiva desapegada de uma leitura cronológica.

Na vertente exibida no Instituto Tomie Ohtake, as obras ÃO (1981) e Gravitação Magnética (1987) têm especial destaque. Expostas pela primeira vez nas 16ª e 19ª edições da Bienal de São Paulo, são consideradas algumas das mais representativas da carreira do artista. A instalação fílmica ÃO traz uma captação no Túnel Dois irmãos, o atual Túnel Zuzu Angel, no Rio de Janeiro, editada de forma a aludir a um movimento circular. Já a instalação Gravitação Magnética é resultado da interação de materiais frequentes na sua produção, como ferro, limalhas e ímãs. Nesta versão, adaptada ao grande hall do Instituto Tomie Ohtake, fios de ferro escorrem do teto como cabelos, sendo marcante pela sua monumentalidade na ocupação do espaço.

Instituto Tomie Ohtake (Salas 1 e 2 e Grande Hall) e Itaú Cultural (1º andar, subsolo 1 e subsolo 2)

Realização: Equipe Itaú Cultural e Instituto Tunga

Parceria: Instituto Tomie Ohtake

Curadoria: Paulo Venancio Filho

Projeto expográfico: Isa Gebara



Itaú Cultural

Av. Paulista, 149, Paraíso – São Paulo

Terça-feira a domingo, das 11h às 19h

Classificação indicativa: 12 anos

Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento prévio.