MAM São Paulo encontra Instituto Tomie Ohtake: Aqui-lá
Exposição
ENTRADA GRATUITA ACESSO À VISITAÇÃO ATÉ 18H CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
Futura

Com curadoria conjunta, assinada pelas duas instituições – Cauê Alves e Gabriela Gotoda, do MAM São Paulo, e Ana Roman e Paulo Miyada, do Instituto Tomie Ohtake –, a coletiva ‘Aqui-lá’ aborda identidades e culturas que não se restringem a um território único, mas se constroem em múltiplos lugares simultaneamente – o “aqui” e o “lá” interligados.
“Para o poeta Édouard Glissant, ao contrário do que alguns afirmam, a diversidade resultante dos movimentos entre territórios enriquece a experiência dos lugares, colocando-os em relação com todas as línguas e lugares do mundo. Partindo dessa premissa, a exposição propõe um exercício de escuta e aproximação, em que as obras da coleção do MAM são reunidas a partir do cruzamento de rastros – ora em ressonância, ora em desvio. Mais do que ilustrar deslocamentos, as obras os incorporam como matéria, gesto e pensamento”, afirmam os curadores da mostra.
A lista de obras apresenta Anna Bella Geiger, Carla Zaccagnini, Emmanuel Nassar, Hudinilson Júnior, Ivens Machado, Judith Lauand, León Ferrari, Lívio Abramo, Lothar Charoux, Lourival Cuquinha, Lydia Okumura, Madalena Schwartz, Maureen Bisilliat, Megumi Yuasa, Nazareth Pacheco, Paulo Bruscky, Rafael França e Sara Ramo. O conjunto de trabalhos aborda, por diferentes caminhos, questões relacionadas à alteridade, aos deslocamentos e fluxos diaspóricos e migratórios e aos processos de permanência e transformação das identidades nesses contextos.
O programa MAM São Paulo encontra Instituto Tomie Ohtake nasce do diálogo entre duas organizações comprometidas com a ampliação do acesso à arte e com o fortalecimento de sua dimensão pública. Mais do que uma ação pontual motivada pelo fechamento temporário da sede do MAM para a reforma da Marquise do Parque Ibirapuera, o projeto integra um ciclo de cooperação que promove circulação de acervos, intercâmbio de saberes e experiências curatoriais e educativas compartilhadas.
O Ministério da Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake apresentam esta exposição, dentro do programa MAM São Paulo encontra Instituto Tomie Ohtake.