Sonia Gomes – Barroco, mesmo
Museu da Inconfidência
Exposição
NO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA (OURO PRETO – MG) ENTRADA GRATUITA CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
atual
Esta exposição acontece no Museu da Inconfidência (Ouro Preto – MG)*
O legado do Barroco Brasileiro em Minas Gerais tem sido reconhecido por artistas e pensadores modernistas como a primeira expressão artística verdadeiramente brasileira — e o trabalho da artista mineira Sonia Gomes (Caetanópolis, 1948), pode ser produtivamente enquadrado como uma reinvenção do Barroco Brasileiro.
Os modelos barrocos europeus não foram meramente transplantados para o Brasil, mas foram remodelados pela economia mineradora de Minas Gerais e, principalmente, pelo conhecimento, cosmogonias, artesanato e engenhosidade afro-brasileiros.
Ao lado da beleza, o trabalho de Gomes se engaja com memórias dolorosas, particularmente em suas interações com cidades barrocas icônicas como Ouro Preto e Diamantina (Minas Gerais) e Salvador (Bahia).
Essas cicatrizes históricas sempre estiveram presentes em sua carreira e prática artística, formando um motivo chave nas analogias de cura e reparo frequentemente evocadas em seu trabalho (através da costura, da dobra, da unção, etc.).
Sonia Gomes – Barroco mesmo é uma realização do Instituto Tomie Ohtake em parceria institucional com o Museu da Inconfidência (MG) e com o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA). A exposição tem o patrocínio do Bradesco, sob a chancela “Apresenta”, e do Grupo CCR sob a chancela “Platina”, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) do Ministério da Cultura.
*Praça Tiradentes, 139 – Centro Histórico, Ouro Preto – MG


Imagens: Vellozia Filmes