Programação

III FESTIVAL CASA SUELI CARNEIRO: RUAS NEGRAS

Coletiva

Exposição

de 25 de junho a 07 de julho de 2024
ENTRADA GRATUITA TERÇA A DOMINGO 11H ÀS 19H

Passada

Manisfestação do Dia da Consciência Negra, 2022 Foto Natália Carneiro (2)
Participantes
Instituto Cultne Coletivo Coletores Januário Garcia Daisy Serena Thiago Fernandes Sheila Leoneli Luanda Carneiro Jacoel Natália Carneiro

Casa Sueli Carneiro visita o Instituto Tomie Ohtake

A exposição fotográfica Ruas negras revela a atuação do movimento negro ao longo de décadas — da colonização aos tempos atuais — por meio de olhares de fotógrafos diversos. A mostra, com curadoria de Luanda Carneiro Jacoel e Natália Carneiro, diretoras da Casa Sueli Carneiro e do Coletivo Coletores, visita o Instituto Tomie Ohtake como parte dos programas previstos no III Festival Casa Sueli Carneiro.

Ruas Negras enfatiza a capacidade poderosa das manifestações de articular os movimentos negros, dando visibilidade às suas pautas e reinvindicações. As manifestações retratadas pelas fotografias, além de denunciarem um genocídio ainda em curso, são formas de afirmar a existência da população negra em uma dinâmica própria do espaço público, onde convergem o sentido de pertencimento, as conexão de diferentes gerações, o direito à dignidade e o combate ao racismo.

Os registros de datas marcantes, como 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, integram a exposição ao lado de imagens da atuação do Movimento Negro Unificado, da Carta das Mulheres Negras, de 2015, e da Coalizão Negra por Direitos, em frases e bandeiras de organizações paulistas e nacionais.

Play