III FESTIVAL CASA SUELI CARNEIRO: RUAS NEGRAS
Coletiva
Exposição
ENTRADA GRATUITA TERÇA A DOMINGO 11H ÀS 19H
Passada
Casa Sueli Carneiro visita o Instituto Tomie Ohtake
A exposição fotográfica Ruas negras revela a atuação do movimento negro ao longo de décadas — da colonização aos tempos atuais — por meio de olhares de fotógrafos diversos. A mostra, com curadoria de Luanda Carneiro Jacoel e Natália Carneiro, diretoras da Casa Sueli Carneiro e do Coletivo Coletores, visita o Instituto Tomie Ohtake como parte dos programas previstos no III Festival Casa Sueli Carneiro.
Ruas Negras enfatiza a capacidade poderosa das manifestações de articular os movimentos negros, dando visibilidade às suas pautas e reinvindicações. As manifestações retratadas pelas fotografias, além de denunciarem um genocídio ainda em curso, são formas de afirmar a existência da população negra em uma dinâmica própria do espaço público, onde convergem o sentido de pertencimento, as conexão de diferentes gerações, o direito à dignidade e o combate ao racismo.
Os registros de datas marcantes, como 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, integram a exposição ao lado de imagens da atuação do Movimento Negro Unificado, da Carta das Mulheres Negras, de 2015, e da Coalizão Negra por Direitos, em frases e bandeiras de organizações paulistas e nacionais.