Sonia Gomes – Barroco, mesmo
Exposição
ENTRADA GRATUITA CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
Atual
A mostra reúne um conjunto com cerca de 80 obras que reafirmam a força e a singularidade do percurso de Sonia Gomes, uma das artistas brasileiras de maior reconhecimento internacional nas últimas décadas. Por meio de combinações entre tecidos, linhas, cordas, arames e materiais do cotidiano, Gomes constrói esculturas e instalações que ressignificam a tradição do fazer manual e estabelecem pontes entre corpo, território, ancestralidade e invenção.
O projeto parte de uma reflexão sobre o barroco brasileiro como testemunho do trabalho, da técnica e da arte de pessoas africanas e afro-brasileiras, destacando como a obra da artista condensa e ressignifica essa herança no contexto contemporâneo.
Acompanhada pelo curador Paulo Miyada, Gomes visitou a capital baiana e Ouro Preto, além de outras cidades mineiras, para aprofundar sua pesquisa sobre os territórios e indivíduos influenciados pelo barroco e que são, ao mesmo tempo, protagonistas dessa tradição e herança cultural brasileira.
Em São Paulo, a expografia ganha protagonismo ao traduzir, no espaço expositivo, aspectos da pesquisa sobre o barroco desenvolvida pela artista e o curador. A montagem propõe uma experiência em que curvaturas e camadas sobrepostas buscam expressar a fluidez e o dinamismo desse legado.
Além das obras que compõem o percurso central da mostra, a exposição inclui uma sessão dedicada a tecidos, objetos e materiais do ateliê da artista, apresentando pela primeira vez em um espaço expositivo aspectos do seu processo criativo. Esses elementos revelam a origem de muitas escolhas que estruturam a prática de Sonia Gomes, aproximando o público da dimensão íntima e experimental do seu fazer.
Ministério da Cultura, Bradesco e o Instituto Tomie Ohtake apresentam a exposição Sonia Gomes – Barroco, mesmo realizada em parceria com o Museu da Inconfidência (MG) e o Museu de Arte Contemporânea (MAC-BA), com patrocínio do Bradesco, sob a chancela Apresenta, e da Motiva, por meio do Instituto Motiva sob chancela Platina via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). Este projeto também conta com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.