Programação

Tarik Kiswanson – Limiar

Exposição

de 03 de setembro a 25 de janeiro de 2026
ENTRADA GRATUITA ACESSO À VISITAÇÃO ATÉ 18H CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

Futura

Tarik Kiswanson, Limiar, 2025 (projeto da instalação)
Tarik Kiswanson – Limiar

Primeira exposição individual de Tarik Kiswanson em São Paulo, Limiar foi originalmente concebida para a Sala de Vidro do MAM São Paulo e adaptada para ocupar uma sala inteira do Instituto Tomie Ohtake, criando uma intervenção arquitetônica que altera a percepção do espaço.

Nesta instalação, o artista reúne três elementos em suspensão: uma cadeira da fábrica Móveis Cimo, utilizada em repartições de imigração brasileiras na década de 1950; um cadeiral de igreja católica belga do século XIX, testemunho da circulação colonial de objetos sacros; e Cradle (Berço), uma escultura branca em formato de casulo que sugere origem, ausência e potência de futuro. Unidos na sala expositiva, esses elementos criam um espaço sensível que convida à reflexão sobre identidade, exílio e pertencimento.

Mais do que representar narrativas históricas, Limiar propõe uma experiência imersiva e poética em que o visível e o invisível se entrelaçam. 

 

O Ministério da Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake apresentam esta exposição, dentro do programa MAM São Paulo encontra Instituto Tomie Ohtake. Esta mostra integra a programação da Temporada França no Brasil 2025, iniciativa de intercâmbio cultural promovida pelo Instituto Francês e pelo Instituto Guimarães Rosa (Itamaraty).

Créditos
Tarik Kiswanson
Tarik Kiswanson, Limiar, 2025 (projeto da instalação).
Play