Programação

Projeto: Arte da Presença / Presença na Arte

Sônia Mota

Programa público

17 de agosto de 2024
ATIVIDADES GRATUITAS 16H

Passada

Sonia Mota
Performance e lançamento de livro
Com Sônia Mota

Arte da Presença / Presença na Arte
Com Sônia Mota

Composto por uma série de ações — performance, lançamento de livro, exibição de vídeo —, este evento celebra os 76 anos de vida de Sônia Mota, dos quais 68 dedicados à Dança. O projeto ocupa o Instituto Tomie Ohtake com a apresentação da performance Sem Fim e o lançamento do livro Arte da Presença / Presença na Arte.

Durante todo o evento, será projetado em looping o vídeo Arte da Presença, gravado pelo videoartista Osmar Zampieri, que, desafiando a efemeridade da dança, fez o registro dessa aula realizada em 2022, no Estúdio Oito Nova Dança, para que não ficasse apenas na memória físico/corporal dos 22 participantes. O video tem audiodescrição de AD Adamy.

Realizado com apoio do Programa Funarte Retomada 2023 – Dança, o projeto estreou em diversos espaços de São Paulo, e, na sequência, cumprirá agenda em Campo Grande (MS), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).

16H | Performance: "Sem Fim"

Concebido por Mota, e coreografado e dirigido pela artista portuguesa Carla Jordão, o solo Sem Fim revisita o caminho percorrido pela artista, muitas vezes turbulento e tenaz, de forma suave e gentil.

Atividade gratuita e sujeita à lotação. Necessário retirar ingresso.

Sonia Mota
Sobre a performance
Classificação indicativa
Livre
Duração
45 Minutos
Ficha técnica
Concepção: Sônia Mota Direção artística e Coreografia: Carla Jordão Performer: Sônia Mota Trilha: Carla Jordão Músicas: Helen Bledsoe, The Beatles e Jean-Baptiste Barrière- Cello Sonata #1 In B Minor Desenho de Luz: Wolfgang Pütz Figurino: Carla Jordão e Sônia Mota Operação de Som: Letícia Tadros Fotos: Agata Stoltman Produção: Zé Renato - Cais Produção Assistente de Produção: Beto de Faria Comunicação e Mídias Sociais: Talita Bretas - Portal MUD Assessoria de Imprensa: Elaine Calux Apoio: Programa Funarte Retomada 2023 - Dança
17H30 | Lançamento de livro

Editado após 23 anos sendo escrito por Mota, o livro Arte da Presença / Presença na Arte mostra a construção do seu método, que não se preocupa em criar uma nova linguagem, mas em transformar, restaurar, readaptar e reorganizar os códigos clássicos e modernos da dança, para acentuar a maneira individual de dançar de cada bailarino.

Sônia Mota, que assina concepção, pesquisa, escrita e organização do livro, contou com a assessoria de Gabriel Küster e Letícia Tadros na construção do método Arte da Presença, e de José Rubens Siqueira na escrita. “O livro traz a dança como necessidade, percurso de vida e possibilidade de novas delicadezas e, tomara, sirva de legado para as próximas gerações”, almeja a artista-escritora.

mockups-design.com
Sobre a artista
Sônia Mota
Figura atuante no cenário da Dança, Sônia Mota fez parte da geração pioneira da dança contemporânea e independente, que ocupava o Teatro Galpão, espaço emblemático entre os anos de 1974 e 1981, caracterizado pelo caráter experimental, vanguardista e multidisciplinar na formação e criação artísticas., Nesse mesmo período, Sônia Mota viajava com freqüência aos EUA para treinar na Cia de Dança de Louis Falco, discípulo de José Limon. Artista inquieta e inovadora, Sônia integrou o Balé da Cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte e coleciona prêmios como bailarina e coreógrafa. É autora do método de dança Arte da Presença, que, a partir de questionamentos pessoais referentes a posturas das técnicas clássica e moderna, utiliza conceitos individuais de dinâmicas, texturas e tons do movimento para extrair de cada aprendiz a essência necessária para sua expressão artística. Sempre transitando entre o Brasil e a Alemanha, Sonia Mota segue ministrando oficinas e, atualmente, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.
Play