Curso: Arquiteturas Africanas — Sensibilidades africanas no pensar e fazer cidade
Nathalia Grilo
Programa público
ÀS QUARTAS, 19H—20H30 CURSO ON-LINE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS
Futura

Como pensar a arquitetura e o urbanismo a partir das filosofias e sensibilidades africanas?
Este curso propõe um mergulho em formas plurais de construir o mundo, tomando como ponto de partida os saberes ancestrais de diferentes culturas africanas.
Com aulas ministradas por Nathalia Grilo, a proposta parte do reconhecimento do papel histórico do continente africano como berço de tecnologias, geometrias e cosmologias sofisticadas, frequentemente apagadas por uma visão eurocêntrica da história da arquitetura. Aqui, revisitamos cidades construídas a partir de rios, espíritos, histórias, mercados, ritmos e palavras — em vez de apenas muros, plantas e medidas.
Ao longo do curso, serão apresentados exemplos de comunidades e práticas urbanas profundamente conectadas com o corpo, a natureza e o tempo ritual. Vamos percorrer temas como espiritualidade na criação dos espaços, divisão coletiva do trabalho, estéticas pluriversais, uso de materiais, e modos de habitar que desafiam as normas modernas.
Através de imagens, mapas, bibliografia especializada, histórias orais e poemas, construiremos um outro olhar sobre o espaço — mais sensível, ancestral e vivo.
