Programação

Cinema e arte na China: breve panorama e relação com a pintura de rolo

Cecília Mello

Programa público

de 22 de maio a 23 de maio de 2024
Curso online e gratuito 19H—21H

Passada

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CURSO ONLINE E GRATUITO
Com Cecília Mello

Cinema e arte na China: breve panorama e relação com a pintura de rolo

Este curso de curta duração explora o vínculo entre cinema e arte na China. Durante dois dias, os participantes terão a oportunidade de adquirir um panorama do cinema chinês e, em seguida, mergulhar em uma análise mais profunda da interação entre cinema e a pintura de rolo. Os participantes obterão uma compreensão mais ampla das influências culturais e estéticas que moldam a produção cinematográfica chinesa.

Programação
Quarta e quinta | 22—23.MAI 2024
19H—21H
Online

Aula 1 | 22.MAI 2024
Breve Panorama Histórico do Cinema Chinês

Esta aula procurará traçar um breve panorama da história do cinema da China
continental, tradicionalmente dividida em gerações de diretores e suas afinidades temáticas e estéticas. Serão abordadas as primeiras duas gerações que se desenvolvem principalmente na cidade de Shanghai de 1896 a 1949, e que incluem as duas primeiras “eras de ouro” do cinema chinês, nos anos 1930 e 1940. Em seguida, serão analisados dois períodos distintos do cinema da chamada “Nova China” (pós-Revolução Comunista em 1949), dos filmes financiados pelo Estado no estilo “Realista Socialista” e dedicados à tríade “operário, camponês, soldado” como as figuras da reconstrução chinesa até as óperas revolucionárias produzidas durante a Revolução Cultural (1966-76). Por fim, será apresentada a produção cinematográfica chinesa do período da abertura, que representou uma guinada em direção ao realismo e a intensificação da circulação do cinema chinês no exterior, com destaque para a quinta e sexta gerações (1983-presente).

Aula 2 | 23.MAI 2024
Cinemas Chineses e a Pintura em Rolo

Esta aula procurará traçar uma reflexão acerca da noção de intermidialidade
cinematográfica a partir da relação entre os cinemas chineses e a pintura em rolo. A abordagem intermidiática do cinema, aqui entendida como o seu entrecruzamento com outras artes, valoriza a interação entre diferentes mídias e tradições artísticas a partir de seus determinantes culturais e históricos. Isso permite um distanciamento em relação à perspectiva eurocêntrica dominante, aliado à busca na história da arte oriental e chinesa por elementos para uma hibridização conceitual, apta a abordar a intermidialidade em questão. Partindo dessa premissa, investigarei a relação profícua dos cinemas chineses com a pintura em rolo, buscando avaliar quais seriam as consequências estéticas e políticas do entrecruzamento do cinema com uma forma de arte tradicional. Para isso, serão analisados filmes dos diretores Hou Hsiao-hsien, Chen Kaige e Jia Zhangke, com um olhar para a matriz desta relação no cinema de Kenji Mizoguchi no Japão nos anos 1930. A intenção será traçar um paralelo entre as possíveis afinidades do cinema com a pintura em rolo a partir de novos entendimentos do espaço cinematográfico.

As inscrições ficarão abertas até 7.MAI ou até atingirmos o limite de vagas (30 pessoas).

Sobre a ministrante
Cecília Mello
Professora Livre-Docente no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi Pesquisadora Visitante na Beijing Film Academy (2013), na Universidade de Pequim (2015), na Taipei National University of the Arts (2010 e 2017), na Universidade de Nottingham em Ningbo (2021) e no King’s College London (2022). Organizou, entre outros, os livros Realism and the Audiovisual Media, (com Lúcia Nagib, London: Palgrave, 2009), Realismo Fantasmagórico (Cinusp, São Paulo: 2015), e Chinese Film in the Twenty-First Century: Movements, Genres, Intermedia (com Corey Schultz, London and New York: Routledge, 2024). É autora de The Cinema of Jia Zhangke: Realism and Memory in Chinese Film (London: Bloomsbury 2019 - Honourable Mention - Best Monograph 2020 - British Association of Film, Television and Screen Studies).
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