Programação

Grupo de Estudos em Arte-educação

Programa público

de 31 de agosto a 07 de dezembro de 2023
quintas-feiras (quinzenal) 19h às 21h 8 encontros

Passada

crianças sentadas em roda no chão de cimento conversam em frente a um tabuleiro

Investimento

R$870

3 parcelas de R$80,00 para professoras(es) da rede pública
3 parcelas de R$170,00 para professoras(es) da rede privada/educadores museais
3 parcelas de R$290,00 para público geral

O Instituto Tomie Ohtake oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para pessoas negras, indígenas, trans e em situação de vulnerabilidade.

Inscreva-se

Para o segundo semestre, nosso grupo de estudos vai se debruçar na relação entre o registro e a avaliação na pesquisa em arte-educação. A proposta é investigar, de forma teórica e prática, diferentes modos de compartilhar processos de aprendizagens que acontecem em instituições culturais e escolas, compreendendo a potência do registro e da avaliação como estratégia para tornar visível o entrelaçamento entre a intencionalidade da pesquisa do educador e os processos de investigação e aprendizagem em que ela se desdobrou. O mestre Nego Bispo disse: “Tudo que se mede é pouco!” Dialogando com a educação libertária de Paulo Freire em contraposição com a educação bancária, sabemos que, muitas vezes, para nós, arte-educadores, o desafio é mensurar o invisível, um gesto, um silêncio, um anúncio, uma pergunta, pois é ali que está o deslocamento do outro, é ali que tudo faz sentido.

  1. O que pode ser o registro e a avaliação na pesquisa em arte-educação?
  2. A pesquisa em arte-educação
  3. Registro: aproximações e distanciamentos
  4. Registro: experimentações
  5. Documentação pedagógica e avaliação: qual a relação?
  6. Formas de documentar: um laboratório
  7. Avaliação: um processo criativo
  8. Partilha de processos
Sobre os professores
Valeria Prates Gobato
Educadora e mãe. Atua em instituições culturais como educadora, produtora e curadora. Realiza consultorias pedagógicas e assessorias na área de arte para escolas de educação infantil e ensino fundamental. Trabalha como professora de artes para Educação Infantil, Ensino Fundamental e faz formações para professores em diferentes contextos. É mestra em Artes pela London Metropolitan University, bacharela em Língua e Literatura Portuguesa pela USP e possui licenciatura plena em Pedagogia e em Artes Visuais.
Mais informações
inscricoes@institutotomieohtake.org.br (11) 93483 9628
Play