Grupo de Estudos em Arte-educação
Programa público
quintas-feiras (quinzenal) 19h às 21h 8 encontros
Passada
Investimento
3 parcelas de R$80,00 para professoras(es) da rede pública
3 parcelas de R$170,00 para professoras(es) da rede privada/educadores museais
3 parcelas de R$290,00 para público geral
O Instituto Tomie Ohtake oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para pessoas negras, indígenas, trans e em situação de vulnerabilidade.
Para o segundo semestre, nosso grupo de estudos vai se debruçar na relação entre o registro e a avaliação na pesquisa em arte-educação. A proposta é investigar, de forma teórica e prática, diferentes modos de compartilhar processos de aprendizagens que acontecem em instituições culturais e escolas, compreendendo a potência do registro e da avaliação como estratégia para tornar visível o entrelaçamento entre a intencionalidade da pesquisa do educador e os processos de investigação e aprendizagem em que ela se desdobrou. O mestre Nego Bispo disse: “Tudo que se mede é pouco!” Dialogando com a educação libertária de Paulo Freire em contraposição com a educação bancária, sabemos que, muitas vezes, para nós, arte-educadores, o desafio é mensurar o invisível, um gesto, um silêncio, um anúncio, uma pergunta, pois é ali que está o deslocamento do outro, é ali que tudo faz sentido.
- O que pode ser o registro e a avaliação na pesquisa em arte-educação?
- A pesquisa em arte-educação
- Registro: aproximações e distanciamentos
- Registro: experimentações
- Documentação pedagógica e avaliação: qual a relação?
- Formas de documentar: um laboratório
- Avaliação: um processo criativo
- Partilha de processos