Programação

Entre terra

Mariana Silva

Programa público

de 06 de abril a 13 de abril de 2024
Oficina presencial e gratuita 14h - 16h

Passada

20240223 142455
Oficina gratuita
6 e 13 de abril de 2024

A oficina Entre terra aborda a investigação e produção de cores a partir do território no qual o Instituto Tomie Ohtake se insere. Vamos observar práticas de povos tradicionais do Brasil na produção de tintas de terra, confluindo saberes e fazeres de povos indígenas e afro-diaspóricos, a fim de criar vínculo com o território e uma circularidade de conhecimentos ancestrais em pesquisas artísticas.

Programação

Encontro 1 | 6 de abril de 2024
14h – 16h 

Partiremos da exposição Maria Lira Marques – Roda dos bichos, para uma caminhada no entorno do Instituto Tomie Ohtake, passando pelo Largo da Batata e seguindo rumo ao Rio Pinheiros. Nesta caminhada, vamos recolher fragmentos de terra encontrados em canteiros, jardins, obras, entre outros espaços. Retornaremos ao espaço de ateliê do Instituto para conversar sobre a caminhada e observar as matérias recolhidas.

Encontro 2 | 13 de abril de 2024
14h – 16h 

No segundo encontro, teremos a oportunidade de observar a produção de tintas de terra de alguns povos tradicionais do Brasil, pensando em confluir saberes e fazeres ancestrais em nossas pesquisas artísticas atuais. Retornaremos às matérias recolhidas na caminhada do primeiro encontro e vamos processar as terras recolhidas a fim de produzir tintas (geotintas/tintas de terra/tintas naturais) com essas matérias. Vamos aplicar as tintas em diferentes suportes (madeira, papel, tecido, etc.) para investigar a potencialidade deste material.

Sobre a ministrante
Mariana Silva
Artista, pesquisadora, educadora e ceramista. Sua pesquisa considera os modos de vida dos povos tradicionais como ponto de partida para discutir a existência dos objetos e das práticas artesãs. Coloca seus potes no mundo como Nieta, buscando as cores, os tons e as texturas da nossa terra. Desenvolve pesquisa de doutorado na ECA/USP.
Play