Programação
Performance Beleza como Verbo
Malu Avelar
Programa público
02 de agosto de 2025
SÁBADO, 16H ATIVIDADE PRESENCIAL E GRATUITA
SÁBADO, 16H ATIVIDADE PRESENCIAL E GRATUITA
Futura

Performance Beleza como Verbo
Com Malu Avelar e Paola Ribeiro
Sobre a artista
Malu Avelar
Artista interdisciplinar e pesquisadora, Malu Avelar nasceu em Sabará (MG) e tem sua trajetória marcada pela dança desde a infância. Formou-se no curso de dança do CEFAR, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). Em São Paulo, integrou coletivos e cofundou a Corpórea Cia de Dança. Sob a direção de Verônica Santos, lançou "Rés", espetáculo sobre a vulnerabilidade do corpo feminino no sistema prisional. Além de atuar em coletivos, Avelar desenvolve criações independentes, como 1300° – Qual a Saúde de um Vulcão?, que investiga como destruição e atrito podem gerar regeneração e cura. Apresentou essa obra em São Paulo e na exposição Att tänka annorlunda, na Konsthallen Kultutens Hus (Luleå-Suécia). Outra obra marcante é Sauna Lésbica, exibida na 35ª Bienal de São Paulo e desenvolvida em residências como PlusAfroT (Munique, 2019), Festival Internacional do Valongo (2019) e Vila Sul - Goethe-Institut Salvador-Bahia (2020). Sua produção atravessa corpo, política e espiritualidade, rompendo discursos cristalizados e criando novas perspectivas.
Paola Ribeiro
Paola Ribeiro é artista, cantora e educadora. Sua pesquisa se dedica a criar espacialidade através da experiência sonora gerada principalmente através do som da voz que se permite abstrair da palavra e da afinação se quebrando em imagens e borrando a temporalidade através dos diálogos que ela pode tecer entre corpo e espaço. Procedimentos como limitação de sentidos, repetição, sobreposição, improvisação, entre outros são utilizados nessa investigação que dá origem a performances, vídeos e músicas.
Mestre em Poéticas Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp com o trabalho “E N T R E: Voz/corpo, lugar, ressonância” e formada em Artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Foi residente na Oficina Francisco Brennand em 2023 e participou de uma série de exposições coletivas e Festivais, com destaque para com destaque para Temporada de Projetos 2024/1 - "FERVOR"- Paço das Artes USP - SP (2024), 5a edição Festival CHIII - São Paulo - SP (2024), “letra [ ] imagem” - Instituto Goethe de Salvador - BA (2023), “VERBO – Mostra anual de performance” – Galeria Vermelho- SP (2022), “Ópera Citoplasmática” no MON – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba – PR (2022), " Festival Novas Frequências para 34a Bienal de São Paulo" (2021).
Em maio de 2025, lançou seu primeiro disco, Circus, com colaborações de Marcelo Cabral, Kiko Dinucci, Podeserdesligado, Rômulo Alexis e Wagner Ramos.
Relacionados