Programação

Programas públicos – Teatro Experimental do Negro

Programa público

05 de julho de 2025
SÁBADO ATIVIDADES PRESENCIAIS E GRATUITAS

Futura

IPA RJ16   IPEAFRO TEN  41 MG 0394
16H - Conversa: Cartografias do Teatro Experimental do Negro
Com William Santana Santos e Guilherme Diniz, mediação Mari Per

A atividade será realizada no hall do Instituto Tomie Ohtake.

Entrada gratuita.

O Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e o Instituto Tomie Ohtake apresentam essa exposição, com patrocínio do Nubank, mantenedor do Instituto Tomie Ohtake, em correalização com o Ipeafro – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros e a coleção Abdias Nascimento Memória em Ação.

18H - Palestra: Retratos de José Medeiros
Com Samuel Titan

Tradutor e professor, Samuel Titan leciona pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

A atividade será realizada no hall do Instituto Tomie Ohtake.

Entrada gratuita.

18h45 - Performance: MAR
Com Verônica Santos e com os músicos Clency Santhana e Lucas Frances

Na performance MAR, a bailarina Verônica Santos convoca o corpo como território de travessia, traduzindo em movimento a vastidão do oceano, as rotas da diáspora africana, os naufrágios e reinvenções que marcaram o Atlântico como espaço simbólico e histórico. Inspirada pela força das águas e das migrações forçadas, MAR propõe uma navegação sensível numa rede viva de memórias, lutas e criações afrodiaspóricas.

Nesta travessia, os músicos Clency Santana e Lucas Frances criam ao vivo uma ambiência sonora que conduz o público por camadas de tempo, mar e corpo. Seus ritmos, texturas e pulsares dialogam com a dança em um fluxo contínuo, onde som e gesto se entrelaçam para contar histórias que resistem ao apagamento. A música torna-se extensão das marés e da pele, tornando audível o que o corpo de Verônica Santos revela em silêncio: o poder de reexistir em movimento.

A atividade será realizada na sala de exposição do Instituto Tomie Ohtake.

Entrada gratuita.

Sobre os artistas
Verônica Santos
Artista do corpo multilinguagem. Bailarina, intérprete-criadora, coreógrafa, preparadora corporal, diretora de movimento, atriz, produtora cultural independente e arte-educadora. 
Clency Santhana
Músico, percussionista e compositor com atuação voltada para os saberes e sonoridades afro-brasileiras. Entrelaça música e memória ancestral, com foco em processos colaborativos na cena artística preta e periférica. Na performance MAR, Clency constrói paisagens sonoras que dialogam com o corpo e o gesto, evocando ritmos e atmosferas que atravessam o Atlântico Negro.
Lucas Francês
Músico, instrumentista e pesquisador de sonoridades que cruzam referências afro-diaspóricas e populares brasileiras. Com sensibilidade e escuta ativa, desenvolve criações que partem do improviso, da presença e da vibração. Em MAR, sua atuação sonora acompanha a travessia da performance, compondo junto à dança uma ambiência poética de deslocamentos e permanências.
Play