Programação

Conversa: Tramas criativas — arquitetura, território e arte

Programa público

14 de setembro de 2024
ATIVIDADE GRATUITA 15H—17H

Passada

Quebradinha em Estúdio Léu Britto-48
CONVERSA | ARQUITETURA, TERRITÓRIO E ARTE
Lahayda Lohara Marcelino Melo Tadeu Kaçula

Considerando a diversidade do território brasileiro e as complexas relações entre ocupação desses espaços por diferentes classes e grupos sociais, teremos uma conversa enriquecedora com três convidados especiais: Marcelino Melo, também conhecido como Nenê, o artista por trás do projeto Quebradinha, Lahayda Lohara, talentosa artista e arquiteta e Tadeu Kaçula, sociólogo e sambista. Juntos, eles discutirão as interseções entre território, arquitetura e arte.

Vagas limitadas.

CONFIRA NA ÍNTEGRA
Quebradinha em Estúdio Léu Britto-48 Play

A conversa Tramas criativas — arquitetura, território e arte, com Lahayda Lohara, Marcelino Melo, Tadeu Kaçula está disponível na íntegra no Youtube. Confira.

SOBRE OS PARTICIPANTES
Lahayda Lohara
Arquiteta, escultora e curadora, formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com mestrado integrado em Programas Emergentes (Guimarães, Portugal). Trabalha na intersecção entre arte e arquitetura, especialmente com a relação entre os materiais e a criação de espacialidades. Em 2022, foi premiada na Categoria Arquitetura Efêmera pelo IAB-SP e pelo 27º Salão de Artes Visuais SESC Ribeirão. Nos últimos anos, também tem atuado como curadora para instituições como SESC, IAB-SP e empresas privadas.
Marcelino Melo
Conhecido também como Nenê, é um artista brasileiro alagoano, nascido em 1994 que reside em São Paulo há mais de 15 anos. Seu trabalho nas artes visuais com maior notoriedade são esculturas em miniatura que representam a vida favelada e o cotidiano periférico. Provoca, a partir destas obras, reflexões políticas e de interesse público tais como: habitação, racismo ambiental, memória, religiosidade entre outros temas de relevância para a sociedade.
Tadeu Kaçula
Sambista, sociólogo e pesquisador das origens do samba e da cultura tradicional de São Paulo. Fundador do Instituto Cultural Samba Autêntico e do Projeto Rua do Samba Paulista. Idealizador e produtor do projeto Memória do Samba Paulista que reúne uma coleção com 12 CDs dos principais sambistas e Velhas Guardas das Escolas de Samba de São Paulo. Diretor cultural da União das Escolas de Samba Paulistana (UESP) e membro do departamento cultural da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Ex-presidente da Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco. Autor do livro “Casa Verde - Uma pequena África na Zona Norte de São Paulo.
Play