VIVÊNCIA: conexões madeira-tamanduateí — transfluir pensares
Programa público
SEXTA, 14H—17H ATIVIDADE PRESENCIAL ENTRADA GRATUITA
Futura
A atividade proposta tece relações entre o Rio Tamanduateí (São Paulo) e o Rio Madeira (Rondônia e Amazonas), transformando rios em linhas de conexões entre norte e sudeste.
Concebida pelo artista visual Gabriel Bicho e pela historiadora da arte Gabriela Paiva, o público é convidado a refletir sobre os corpos d’água como condutores de significados.
*A participação é livre e sem necessidade de inscrição prévia.
A vivência se divide em dois momentos:
Na primeira parte (1H), a historiadora expõe um trabalho colaborativo realizado em Dallas, Texas, em 2022, moldado em torno de quatro eixos conceituais – os rios e seu papel cultural, os rios em constante reconfiguração, os rios como atores políticos e os rios como encontros de múltiplas temporalidades; o artista expõe parte de sua produção dos últimos anos tendo o rio madeira (rio dos troncos e galhos) como figura central de ativações em arte.
Na segunda parte (1H), o público é convidado a criar redes de conexões, produzindo cartazes que mobilizam memórias, sonhos, afetos, saberes e experiências sobre rios por meio de desenhos e escritos; a atividade é concluída com os grupos apresentando os cartazes produzidos coletivamente para todas as pessoas presentes no encontro.