Programação

Vivência: Narrativa circense — Livro do mundo inteiro

Trupe Dunavô

Programa público

17 de maio de 2025
SÁBADO, 14H—15H ATIVIDADE GRATUITA E PRESENCIAL

Passada

@JULIOLEAO.VISUALPRO-1153
Vivência: Narrativa circense
Livro do mundo inteiro com Trupe Dunavô, no hall do Instituto Tomie Ohtake

Nesta vivência, no contexto da exposição Coleção Vilma Eid – Em cada canto, a Trupe Dunavô propõe a construção de um livro de forma orgânica e espontânea, por meio da participação do público.

Atividade sem necessidade de inscrição prévia.

Coleção Vilma Eid – Em cada canto

Explore a relação de alguns dos artistas participantes da mostra Coleção Vilma Eid – Em cada canto com o circo:

Ranchinho produziu mais de 40 obras em um mês dedicadas ao tema do circo, depois que passou por Assis em 1989.

No início do século XX, em Paris, Alexander Calder, que explorava cores primárias e relações cromáticas – influenciado pelo De Stijl e por Mondrian – foi profundamente impactado pelo circo, chegando a criar seu próprio circo em miniatura para apresentações européias.

Sonia Delaunay, pintora ucraniana radicada em Paris, tinha seu interesse nas propriedades visuais do contraste intenso de cores, presente também nos tons e luzes do circo. 

alta 0332 20250325 (1)
Sobre
TRUPE DUNAVÔ
Formada em 2010, dentro da escola de palhaços do Doutores da Alegria, desde então a Trupe DuNavô vem pesquisando a palhaçaria em suas diversas vertentes. Recebeu importantes prêmios: APCA como melhor espetáculo de Palhaçaria por Detetives do Espavô, também recebeu o Premio São Paulo de teatro Infantil e Jovem (FEMSA Coca cola) por Refugo Urbano e melhor infantil pelo Guia Folha. Em seu repertório a Trupe conta com 6 espetáculos, além de oficinas e intervenções sempre voltadas para famílias onde difundem a linguagem a da palhaçaria. Já se apresentaram em palcos bastante significativos como: Sala Jardel Filho, Sérgio Cardoso, Cacilda Becker, Auditório do Ibirapuera , Paulo Autran entre outros. Participaram de reconhecidos festivais como: FIT, FIC e FESTCLOWN, RISADARIA. Assim como já fizeram parte da Virada Cultural, Virada Sustentável, Circuito Cultural Paulista (APA), etc. E ainda circulam pelas uni-dades do SESC do Brasil com todo o seu repertório. No ano de 2023 abriram a Casa DuNavô (sede do grupo na Zona Oeste de São Paulo) onde recebem outros coletivos para trocas artísticas que vão além da linguagem da palhaçaria.
@JULIOLEAO.VISUALPRO-1145
Play