Programação

A TERRA, O FOGO, A ÁGUA E OS VENTOS — Por um Museu da Errância com Édouard Glissant

Exposição

de 03 de setembro a 25 de janeiro de 2026
ENTRADA GRATUITA ACESSO À VISITAÇÃO ATÉ 18H CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

Futura

Glissant banner site TI 20250722
A TERRA, O FOGO, A ÁGUA E OS VENTOS — Por um Museu da Errância com Édouard Glissant
Curadoria de Ana Roman e Paulo Miyada

A exposição A Terra, o Fogo, a Água e os Ventos – Por um Museu da Errância com Édouard Glissant nasce do encontro entre esse pensamento poético e as reflexões curatoriais desenvolvidas no Instituto Tomie Ohtake a partir da mostra Ensaios para o Museu das Origens (2023). Realizada em parceria com o Itaú Cultural, aquela exposição reuniu acervos, práticas e histórias de memória com base na proposta de Mario Pedrosa de um museu plural, crítico e experimental. Se ali a interrogação era sobre as origens e os modos de narrá-las e disputá-las, aqui a errância é o ponto de partida: errância como princípio ético, como método curatorial e como gesto de escuta diante do mundo.

O Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e o Instituto Tomie Ohtake apresentam esta exposição, que conta com o patrocínio do Nubank, Mantenedor Institucional do Instituto Tomie Ohtake, da SKY na cota Bronze, e da Fundação Norma y Leo Werthein, na cota Apoio.

A exposição integra a Temporada França-Brasil 2025, uma iniciativa de intercâmbio cultural organizada pelo Instituto Francês e pelo Instituto Guimarães Rosa (Itamaraty), com o apoio de um comitê formado por 15 empresas:  Engie, LVMH, ADEO, JCDecaux, Sanofi, Airbus, CMA CGM, CNP Seguradora, L’Oréal, TotalEnergies, Vinci, BNP Paribas, Carrefour, VICAT e SCOR.

A mostra é uma realização do Instituto Tomie Ohtake, Correalização do Memorial Acte, do Édouard Glissant Art Fund de Arthur Francietta e do Institut Tout-Monde, além de Parceria com a Fundação CARA e Apoio Institucional do Instituto Francês.

Glissant Logos V2
Play