Seminário Ensaios para o Museu das Origens — Políticas da Memória
Programa público
ATIVIDADES PRESENCIAS E PAGAS
Futura
Resultado de extensa pesquisa dos curadores Ana Roman, Izabela Pucu e Paulo Miyada, o seminário Ensaios para o Museu das Origens: políticas da memória reúne uma gama inédita de representantes de instituições, coletivos e pessoas mobilizadas em manter e difundir a memória das bases culturais brasileiras, muitas vezes atravessadas por práticas de apagamento da história.
Dedicado a discutir as políticas de memória e as maneiras pelas quais elas são preservadas e compartilhadas, o seminário conta com Daiara Hori Figueroa Sampaio, Mario Chagas e a Plataforma Mario Pedrosa atual como organizadores convidados de sessões específicas.
Múltiplos temas serão abordados: desde processos de restituição e reparação contracolonial de acervos até a patrimonialização de bens culturais imateriais, passando por testemunhos da criação e renovação de lugares de memória de diversas escalas, contextos e campos de conhecimento. Deslize a página para conferir a programação completa.
As atividades propostas são presenciais, pagas e abertas ao público em geral mediante inscrição prévia — o Seminário acontece nas dependências do Instituto Tomie Ohtake.
Bolsas integrais de participação serão oferecidas para grupos prioritários, saiba mais na aba “Participe“.
Agradecemos o patrocínio da Petrobras, ao Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Programa Nacional de Apoio à Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
- – Consulte o valor para participação em atividades avulsas do Seminário (de R$15 a $35).
- – Para mais informações sobre bolsas de gratuidade, acesse o formulário aqui.