Programação

Ateliê aberto: experimentações em pintura

Maria Cecilia Silva Lima e Guilherme Fernandes

Programa público

16 de janeiro de 2025
15H—17H atividade gratuita classificação etária: a partir de 12 anos (menores acompanhados de responsáveis)

Futura

1ª opção (Ricardo Miyada)
ATELIÊ ABERTO
Experimentações em pintura

A partir das obras presentes na exposição Carlito Carvalhosa – Metade do dobro, podemos observar que o artista ao longo de sua carreira teve como mote a investigação da materialidade x superfície através da pintura, escultura e outras linguagens. Dessa forma, o educativo propõe uma prática em pintura por meio da experimentação de tinta e materiais não convencionais (areia, serragem, cera), relacionando-os com suportes de diferentes características (opacos, transparentes e reflexivos).

Os Ateliês Abertos são um programa de visitas, ateliês, ações poéticas e atividades práticas desenvolvidas pela equipe de educadores do Instituto Tomie Ohtake a partir da relação entre suas pesquisas em arte educação e os conteúdos das exposições em cartaz. Essas experiências visam explorar recortes e aspectos trazidos pelas exposições por meio de atividades desenvolvidas predominantemente nos ateliês do Instituto Tomie Ohtake.

SOBRE OS EDUCADORES
Guilherme Fernandes
Artista visual e arte-educador. É graduado em Artes Visuais e mestrando no Programa de Pós-graduação em História da Arte pela Unifesp (PPGHA). Pesquisa a vida e obra do artista-gravador Manuel Messias dos Santos (1945-2001). Se interessa pela história da arte, em especial da gravura brasileira, sob uma perspectiva racial. Como artista visual, dedica-se à produção de xilogravura, monotipia e pintura. Atualmente integra a equipe educativa do Instituto Tomie Ohtake.
Maria Cecilia Silva Lima
Pedagoga formada pela USP-RP e pós-graduada em Arte e Educação pelo Centro Universitário Belas Artes. Participou do Grupo de Pesquisa e Estudo sobre Pedagogia Hospitalar (GPEPH), promovendo atendimento pedagógico-escolar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Atualmente integra a equipe educativa do Instituto Tomie Ohtake.
Play