Programação

Lançamento de publicação: Barro

Programa público

08 de junho de 2024
ATIVIDADE GRATUITA

Futura

Caderno-ensaio 1: Barro (2024), coleção Caderno-ensaio

O Instituto Tomie Ohtake tem o prazer de anunciar o lançamento da publicação Caderno-ensaio 1: Barro (2024), que marca o início da nova coleção editorial Caderno-ensaio. A coleção propõe uma jornada por temas que atravessam as exposições e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto, aproximando narrativas textuais e imagéticas vindas dos campos das artes, da cultura e da educação.

No contexto do lançamento será realizada uma distribuição gratuita da publicação para professores da rede pública de ensino.

O livro poderá ser adquirido na Livraria Gaudí, localizada no prédio do Instituto Tomie Ohtake, e em livrarias parceiras.

Programação
8.JUN 2024
SÁBADO—17h30

Participantes:
Andrey Guaianá Zignnatto Associação Tingui Celeida Tostes Cristiano Lenhardt Helena Lima Hideko Honma Inês Antonini Josi Liliane Dardot Mãe Celina de Xangô Maria Aparecida Leite Maria Lira Marques Marli de Jesus Costa Maurício de Paiva Nei Leite Xakriabá Pierre Verger Priscila Leonel Rachel Hoshino Sirlene Giannotti Tiago Gualberto Xadalu Tupã Jekupé

Caderno-ensaio 1: Barro

Barro é composto por diversas vozes, vindas de experiências e campos de conhecimento distintos. Generosamente, elas compartilharam em forma de textos, imagens e convites suas relações únicas com a terra, o barro, o território e a natureza.

Para falar sobre o barro sem ignorar sua complexidade e sua potência, é preciso passar pelos assuntos que são atravessados por ele, como ancestralidade, ciclos da natureza, cosmologias de diferentes povos, ciência, espiritualidade, arte, educação e cultura.

O livro é acompanhado de encarte em braile, versão digital acessível, narração de todos os conteúdos, audiodescrição de todas as imagens, ambientação sonora criada especialmente para o livro e vídeo de apresentação em libras (língua brasileira de sinais), com legendas e narração em língua portuguesa.

Os recursos de acessibilidade, além de garantir o acesso das pessoas com deficiência, amplificam a potência e o alcance do livro através da multissensorialidade. Incentivamos o uso compartilhado entre pessoas com e sem deficiência, propondo maneiras de se relacionar com a arte, a educação e a cultura que promovam a integração e a coletividade.

Sobre o caderno-ensaio

Iniciada em 2024, a coleção de livros intitulada Caderno-ensaio propõe uma jornada por temas que atravessam as exposições e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Tomie Ohtake, aproximando narrativas textuais e imagéticas vindas dos campos das artes, da cultura e da educação.

Ao unir os termos “caderno” e “ensaio”, a coleção se propõe a fazer parte da formação e do cotidiano de diversos públicos, incorporando, com as lentes do presente, um olhar atento e não exaustivo sobre o tema tratado em cada edição. Sem a pretensão de esgotar o assunto, cada Caderno-ensaio é um convite para que cada pessoa se reconheça como pesquisadora ao acolher sua curiosidade e, com isso, mobilize os saberes e fazeres de seu território.

Play