Programação

Vivência com o Jogo do Bem-viver

Agnis Freitas

Programa público

25 de julho de 2025
SEXTA-FEIRA, 16H–17H30 ATIVIDADE PRESENCIAL E GRATUITA* *INSCREVA-SE PELO FORMULÁRIO

atual

Agnis Freitas
Vivência com o Jogo do Bem-viver
Com Agnis Freitas
Celebrando o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Instituto Tomie Ohtake e a Casa Sueli Carneiro convidam o público para uma vivência com o Jogo do Bem-viver mediado pela pedagoga e criadora do jogo Agnis Freitas.
Após a atividade será realizado o lançamento do Caderno-ensaio 3: Povo. A publicação será distribuída gratuitamente para professores da rede pública, mediante apresentação de comprovante. Em seguida haverá o show Adriana Moreira apresenta Samba Manifesto em Roda.
A atividade integra a programação da exposição Casa Sueli Carneiro em Residência, em cartaz até 03 de agosto de 2025 no Instituto Tomie Ohtake.
Público participante: Professoras(es) e educadoras(es).

As inscrições podem ser realizadas por este formulário até o dia 22 de julho ou até atingir o limite de vagas (30 pessoas por turma).

A mostra Casa Sueli Carneiro em Residência é uma realização do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e do Instituto Tomie Ohtake, com o patrocínio do Nubank, Mantenedor Institucional do Instituto Tomie Ohtake, e correalização da Casa Sueli Carneiro.

Saiba mais
Jogo do Bem-viver
O jogo foi desenvolvido através do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), e deriva, também, da experiência de residência na Casa Sueli Carneiro, vivida por Agnis Freitas.  Para falar sobre mulheres negras, optou-se por utilizar a cosmovisão do “Bem-viver”, na qual só é possível viver a partir do coletivo: o brincar é uma das primeiras experiências de coletividade que uma pessoa tem contato logo na primeira infância. Por isso, também, o jogo é valorizado como elemento de interação e exercício de coletividade.
Agnis Freitas
Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Criadora do projeto para educação das relações étnico-raciais "Quando me descobri realeza". Trabalha, também, na criação autônoma de materiais didáticos, com foco em jogos sobre mulheres negras e samba: "Gira Samba – desenvolvido através do Proac 2021. Entre os anos de 2017 e 2022 realizou pesquisas e ações na área da educação, infância e antirracismo, com destaque à pesquisa sobre internet e crianças negras. Já trabalhou nos projetos audiovisuais "Empoderadas", "Nossa História Invisível", "Ônibus Hacker" e "Cara do Mundo". Tem como principais áreas de interesse: educação, comunicação, arte, cultura e pesquisa. 
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