Residência JUNTÓ
Residência JUNTÓ

A JUNTÓ – Residência para Arte-Educadores propõe um espaço de imersão, pesquisa e criação voltado à arte-educação e suas intersecções com práticas interseccionais e antirracistas.

Ao longo do período de residência, os participantes passarão por uma imersão na qual participam das programações públicas do Instituto e desenvolvem uma ação educativa em diálogo com as exposições em cartaz e com os diferentes públicos que atravessam a instituição.

A equipe do educativo do Instituto Tomie Ohtake, com liderança da Especialista em Educação e Diversidade atua como tutora pedagógica e articuladora dos processos, garantindo as condições de escuta, mediação e documentação dos percursos.

Para o Instituto, a residência é uma possibilidade de ampliar nosso repertório e atualizar suas práticas no contato com outros pensadores de educação. Mais do que levantar questões, ela oferece respostas e caminhos práticos para os desafios apresentados pelo programa Experiências Negras.

@inspiraçãoseis-13
1ª EDIÇÃO

Acompanhe neste vídeo a primeira edição da residência JUNTÓ.

Ao longo do mês de julho de 2025, os residentes Elidayana Alexandrino, Danilo Santana e Bruna de Jesus foram convidados para uma residência de quarenta dias.

Nesse período, dedicaram-se a construir coletivamente pensamentos e práticas pedagógicas a partir da mostra Teatro Experimental do Negro nas fotografias de José Medeiros, cujo resultado foi uma visita mediada e performática intitulada Rasgar o véu e documentada neste vídeo.

CONHEÇA OS RESIDENTES DA 1ª EDIÇÃO
Bruna de Jesus Silva
Pesquisa filosofias africanas e afro-brasileiras. Há mais de dez anos trabalha nas áreas de educação e mediação em instituições de arte, como no MIS, unidades do SESC SP e em edições da Bienal de São Paulo.
@inspiraçãoseis-29
Danilo S. Santana
Pedagogo e multiartista. Há 20 anos utiliza a palavra, a poesia e outras linguagens artísticas para refletir sobre o corpo e seu entorno. Tem como base as manifestações tradicionais afro-brasileiras e os saberes populares.
@inspiraçãoseis-62
Elidayana Alexandrino
Artista visual, educadora e pesquisadora independente. Realiza pesquisas sobre imagem, memória e cotidiano, e investiga a relação entre corpo, retrato e natureza. Há mais de uma década atua em museus e equipamentos culturais.
@inspiraçãoseis-44
GALERIA DE IMAGENS
SAIBA MAIS
Sobre o programa Experiências Negras
Desde 2018, o Instituto Tomie Ohtake tem sido o espaço privilegiado para um projeto de impacto transformador: Experiências Negras. Esta iniciativa, criada pelas ex-educadoras Jordana Braz e Luciara Ribeiro, dedica-se à promoção da diversidade e à luta contra o racismo. Com um compromisso inequívoco com a educação antirracista, seu objetivo central é discutir a presença e o fazer das pessoas negras dentro das instituições de arte. As atividades desenvolvidas pelo Experiências Negras iniciaram-se no ambiente virtual, com lives, palestras e publicações que abrangeram uma variedade de temas: a presença de educadores negros, a arte contemporânea e os programas educativos. Ao longo das últimas seis edições, cada iniciativa é cuidadosamente planejada para estimular reflexões profundas, incentivar a expressão criativa e promover ações concretas em prol da equidade e justiça racial. Nossa missão é construir pontes entre as comunidades negras e as instituições culturais, ampliando os espaços de representação e protagonismo e promovendo uma mudança significativa nas estruturas e práticas institucionais. Acreditamos que somente através do reconhecimento e valorização da diversidade é possível construir um futuro mais justo e inclusivo para todos.
@inspiraçãoseis-23
Educação e diversidade no Instituto Tomie Ohtake
Para construir um ambiente cultural verdadeiramente acolhedor e representativo, em 2024, o Instituto Tomie Ohtake cria o setor Educação e Diversidade. Uma resposta às demandas urgentes por representatividade e inclusão nas esferas culturais. Reconhecemos o desafio de abordar questões relacionadas à raça e à acessibilidade e, sobretudo, a importância vital de reconstruir narrativas e espaços que, historicamente, marginalizaram vozes. O Instituto compromete-se a promover uma cultura inclusiva e diversa em nossas atividades e programas, que têm se construído com cuidado e responsabilidade.
DSCF6197 (1)
Imagens: Inspiração 6
Play