Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak
Centro Cultural Banco da Amazônia
Exposição
Centro Cultural Banco da Amazônia Belém, PA ENTRADA GRATUITA
Futura
A mostra idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake reúne 82 fotografias inéditas no Brasil do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, realizadas em viagens com o líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro Ailton Krenak, principalmente pelo território amazônico entre 1993 e 1998.
Integra a exposição também a obra Território imemorial ou Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak (2023), criada especialmente para esse contexto pelo artista Gustavo Caboco, que apresenta um mapa dos territórios visitados por Nagakura e Krenak ao longo dessas travessias.
A mostra – que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza – configura um encontro potente entre imagem e memória, arte e resistência, território e ancestralidade.
Algumas obras realizadas em territórios em conflito integram a mostra; no entanto, a maior parte dos registros é composta pelas fotografias produzidas durante as viagens da dupla por aldeias e comunidades da Amazônia brasileira — entre elas Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e diversas comunidades ribeirinhas no Rio Juruá, além da região do lavrado, em Roraima. As viagens alcançaram os estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas.
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak é uma realização do Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal.