Programação
Curso: Curadoria presente — processos e ensaios
Inscrições encerradas
Programa público
de 10 de setembro a 12 de novembro de 2024
ÀS TERÇAS, 19H—20H30 CURSO ONLINE E PAGO CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS
ÀS TERÇAS, 19H—20H30 CURSO ONLINE E PAGO CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS
Passada
Curso online, via Google Meet | 8 encontros
Com Paulo Miyada, 'Curadoria presente: processos e ensaios', às terças-feiras
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
O curso online Curadoria presente — processos e ensaios irá debater sobre os processos do trabalho curatorial em arte contemporânea, destacando aspectos e etapas fundamentais para o seu desenvolvimento.
Pela combinação de reflexões abrangentes e debates de casos específicos, o curso introduzirá a noção de exposição-ensaio e convidará os participantes a realizarem um exercício propositivo.
A formatação do programa visa acolher tanto profissionais em formação quanto interessados em uma introdução à prática curatorial.
Com Paulo Miyada (deslize a página para saber mais sobre o ministrante).
Conteúdos dos encontros
Aula 1: Prolegômenos à curadoria
TERÇA | 10.SET
A dependência, ou o compromisso, do trabalho curatorial com duas pré-existências: as obras de arte e os públicos. As noções de jurisprudência poética e de edição expositiva. A relevância do lugar, ou contexto, dos gestos curatoriais.
Aula 2: Processos, promessas e instâncias
TERÇA | 17.SET
Os principais estágios de concepção e enunciação curatoriais. Repertórios de edições expositivas, com temas, gêneros e modelos narrativos recorrentes e recombináveis. As instâncias de colaboração plausíveis no detalhamento dos projetos curatoriais.
Não haverá aula em 24.SET
Aula 3: Caixa de ferramentas 1 — observar e descrever
TERÇA | 1.OUT
Requalificação de duas ferramentas fundantes do trabalho curatorial, a observação e a descrição como vínculos com obras e públicos. Diferentes etapas e camadas de pesquisa em arte e de avaliação de jurisprudências poéticas.
Aula 4: Trabalho de curadoria – proposição
TERÇA | 8.OUT
Encontro dedicado a definir os parâmetros de um exercício prático a ser realizado por cada aluno participante. Formatos, critérios, processos e prazos.
Não haverá aula em 15.OUT
Feriado
Aula 5: Caixa de ferramentas 2 — escrever e falar
TERÇA | 22.OUT
Discussão sobre dois dos elementos mais usualmente identificados com a prática curatorial. Ainda que a fala e a escrita públicas sejam, na verdade, uma parcela dentro de um processo mais amplo, há aspectos relevantes a serem considerados em sua elaboração.
Aula 6: Exposições-ensaios
TERÇA | 29.OUT
A forma ensaio na literatura, na filosofia e no cinema. A hipótese, franca, de sua aplicação ao trabalho curatorial. A relevância do contexto de enunciação do ensaio: onde, quando e quem fala.
Aula 7: Mesa de dissecação, alguns ensaios
TERÇA | 5.NOV
Discussão sobre uma seleção de mostras coletivas e individuais realizadas, com o compartilhamento de hipóteses, processos e decisões. Reflexão sobre as consequências, limites e aprendizados envolvidos em cada mostra.
Aula 8: Trabalho de curadoria – devolutiva
TERÇA | 12.NOV
Comentário compartilhado acerca dos exercícios apresentados pelos alunos.
Sobre o ministrante
Paulo Miyada
Curador e pesquisador de arte contemporânea. Atua como diretor artístico do Instituto Tomie Ohtake e curador adjunto do Centre Pompidou, em Paris. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, tem mestrado em História da Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição, foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo, em 2010, e fez parte da equipe de curadores do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural, entre 2011 e 2013. Foi, também, curador adjunto da 34ª Bienal de São Paulo (2020/2021) e ganhador do Prêmio Jabuti em 2020.
INSCRIÇÃO
INSCRIÇÃO
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Curadoria presente — processos e ensaios
Público: interessados em geral — a partir de 16 anos. Vagas limitadas.
Para dúvidas e outras informações: