Programação

Curso: Em casa — Investigações sobre espaços, corpos e narrativas

Sabrina Fontenele

Programa público

de 12 de março a 02 de abril de 2025
ÀS QUARTAS, 19H—20H30 CURSO ON-LINE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

atual

tomie em casa curso
Curso on-line, via Google Meet | 4 encontros
'Em casa: investigações sobre espaços, corpos e narrativas', com Sabrina Fontenele

Mulheres, cotidianos familiares, memórias e projetos de moradia são os eixos centrais deste curso que toma a casa como ponto de partida para uma profunda reflexão sobre as práticas e os espaços domésticos. A casa, em suas múltiplas construções e significados, será analisada a partir das vivências e dos papéis que as mulheres nela desempenham, seja como usuárias, projetistas ou artistas.

Ao longo de quatro encontros, exploraremos como a casa se configura como um lugar de afeto, de trabalho, de resistência e de expressão para as mulheres, e como suas experiências e perspectivas moldam a forma como habitam e transformam seus lares.

Este curso discute os papéis, representações e atuações das mulheres, profissionais ou usuárias, na produção e discussão dos espaços domésticos. Se para profissionais do campo da arquitetura a casa pode ser um lugar de experimentação de formas e técnicas, para as mulheres ela representa um espaço de vida, de memória e de construção de identidade. 

Durante as aulas, vamos mergulhar em obras de artistas plásticas que nos convidam a pensar as relações entre corpo e casa, em projetos que desafiam convenções e propõem novas formas de habitar. Além disso, abordaremos um recorte da produção literária em que autoras nos convidam a repensar o espaço doméstico e o papel da mulher na sociedade.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Investimento

R$360

Ou 2 parcelas de R$180

Inscreva-se

Vagas limitadas.

Confira as opções de bolsas de estudo aqui.

 

Para dúvidas e outras informações:
Conteúdos dos encontros
Aula 1: Corpo como casa
QUARTA | 12.MAR 2025 Iremos analisar como artistas, a partir de suas vivências e perspectivas, subvertem a noção tradicional de lar, utilizando variados formatos e suportes para expressar suas reflexões. Mergulharemos em obras de diversas artistas que, através de suas criações em diferentes linguagens – da escultura à instalação, da pintura à escrita – revelam as complexas relações entre seus corpos, seus lares e suas identidades.
Aula 2: Casa para mulheres
QUARTA | 19.MAR 2025 Os principais estágios de concepção e enunciação curatoriais. Repertórios de edições expositivas, com temas, gêneros e modelos narrativos recorrentes e recombináveis. As instâncias de colaboração plausíveis no detalhamento dos projetos curatoriais.
Aula 3: Casa por mulheres
QUARTA | 26.MAR 2025 Se a casa já serviu como palco para afirmações de diferentes estilos e movimentos, vamos analisar como diferentes profissionais – arquitetas, engenheiras e designers – moldaram espaços domésticos que vão além da função de abrigar, incorporando elementos de afeto, identidade e resistência. Ao trazer à tona a produção de mulheres, a aula se propõe a ampliar a discussão sobre o papel da arquitetura na construção de espaços mais diversos e inclusivos.
Aula 4: Casas palavras
QUARTA | 2.ABR 2025 A habitação se revela através dos escritos de diversas autoras que, em diferentes épocas e contextos, compartilham suas impressões, imagens e reflexões sobre o espaço doméstico. Através de textos literários de diferentes gêneros, vamos explorar como a casa é percebida, vivida e representada por mulheres, desvendando as múltiplas camadas de significado que se escondem por trás da porta de entrada. Dos relatos íntimos aos poemas, dos artigos de opinião aos diários, vamos traçar um panorama da riqueza e da diversidade de olhares femininos sobre o lar, buscando conexões entre as experiências individuais e as questões mais amplas sobre o papel da mulher na sociedade e a relação entre espaço público e privado.
Sobre a ministrante
Sabrina Fontenele
Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado e doutorado pela FAUUSP. Finalizou em 2019 sua pesquisa de pós-doutorado no IFCH-Unicamp sobre habitação, gênero e modernidade com apoio da Fapesp. Autora dos livros “Modos de morar nos apartamentos modernos: rastros de modernidade”, “Edifícios modernos e o traçado urbano no Centro de São Paulo” e do livro infantil “Jacaré Fujão no Triângulo”. Foi co-curadora da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo - Travessias. Atualmente é professora de História da Arquitetura da Escola da Cidade. Faz parte da equipe de curadoria do Instituto Tomie Ohtake.
Play