Programação

Curso: Ética e estética das culturas populares brasileiras

Edimilson de Almeida Pereira

Programa público

de 09 de maio a 13 de junho de 2025
ÀS SEXTAS, 19H—20H30 CURSO ON-LINE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS

Futura

3553 – 50 x 70 cm ©Rodrigo Casagrande
Curso on-line, via Google Meet | 4 encontros
'Ética e estética das culturas populares brasileiras' com Edimilson de Almeida Pereira

O que as benzeções, os ritos fúnebres, o Reinado de Nossa Senhora do Rosário e as narrativas orais revelam sobre as formas de viver, sentir e criar no Brasil? Este curso investiga as culturas populares brasileiras a partir do conceito de “mundo encaixado”, um modelo cultural enraizado em comunidades tradicionais de áreas rurais do país.

Ao longo dos encontros, exploraremos como essas práticas culturais expressam visões de mundo, modos de organização social e relações com o sagrado. Além disso, analisaremos as diversas representações estéticas dessas práticas, na pintura e na escultura, tanto por artistas das próprias comunidades quanto por criadores externos que se inspiram nesses universos simbólicos.

Este curso é um convite para quem deseja compreender a riqueza e a complexidade das culturas populares brasileiras, refletindo sobre suas manifestações artísticas e seus sentidos profundos no presente.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Investimento

R$380

Ou 2 parcelas de R$190

Inscreva-se

Vagas limitadas

Confira as opções de bolsas de estudo aqui.

 

Para dúvidas e outras informações:
Conteúdos dos encontros
Aula 1: O "mundo encaixado" e suas tensões no presente
SEXTA | 9.MAI 2025 Como as culturas populares estruturam seus saberes e modos de vida? Neste encontro, exploraremos a teoria do "mundo encaixado", um modelo cultural enraizado em comunidades tradicionais, e suas transformações e desafios diante da contemporaneidade.
Não haverá aula em 16.MAI 2025
Aula 2: A festa como escola: aprendizados da vida cotidiana
SEXTA | 23.MAI 2025 Muitas comunidades aprendem e transmitem valores através da celebração. Vamos investigar como festas populares — como o Reinado de Nossa Senhora do Rosário — funcionam como espaços de educação coletiva, resistência e preservação da memória.
Aula 3: Poéticas do sagrado: narrativas de preceito
SEXTA | 30.MAI 2025 A espiritualidade popular se manifesta por meio de histórias que orientam a vida e os rituais das comunidades. Neste encontro, analisaremos narrativas orais, como rezas e relatos de fé, e sua relação com a ética e a estética do sagrado.
Não haverá aula em 6.JUN 2025
Aula 4: Poéticas do sagrado — entre cantos e encantos
SEXTA | 13.JUN 2025 A musicalidade e a oralidade desempenham um papel central nas culturas populares. Vamos mergulhar nos cantopoemas, manifestações poéticas cantadas, e entender como esses registros sonoros e líricos moldam identidades e relações com o divino.
Sobre o ministrante
Edimilson de Almeida Pereira
Poeta, ensaísta, ficcionista, professor e pesquisador da cultura e da religiosidade afro-brasileiras, é autor, entre outros, dos livros Assim se benze em Minas Gerais: um estudo sobre a cura através da palavra (2018), Os tambores estão frios: herança cultural e sincretismo religioso no ritual de Candombe (2005), O ausente (2021), Front (2021), Um corpo à deriva (2021), O som vertebrado (2022), Melro (2022) e A morte também aprecia o jazz (2023).
CRÉDITO CAPA
Neves Torres. Sem título, 2013. Óleo sobre tela. 50 x 70 cm. Coleção Galeria Estação. Foto: Rodrigo Casagrande.
Play