Curso: Ética e estética das culturas populares brasileiras
Edimilson de Almeida Pereira
Programa público
ÀS SEXTAS, 19H—20H30 CURSO ON-LINE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS
Futura

O que as benzeções, os ritos fúnebres, o Reinado de Nossa Senhora do Rosário e as narrativas orais revelam sobre as formas de viver, sentir e criar no Brasil? Este curso investiga as culturas populares brasileiras a partir do conceito de “mundo encaixado”, um modelo cultural enraizado em comunidades tradicionais de áreas rurais do país.
Ao longo dos encontros, exploraremos como essas práticas culturais expressam visões de mundo, modos de organização social e relações com o sagrado. Além disso, analisaremos as diversas representações estéticas dessas práticas, na pintura e na escultura, tanto por artistas das próprias comunidades quanto por criadores externos que se inspiram nesses universos simbólicos.
Este curso é um convite para quem deseja compreender a riqueza e a complexidade das culturas populares brasileiras, refletindo sobre suas manifestações artísticas e seus sentidos profundos no presente.
