Programação

Curso: Grafias da diáspora centro-africana no Brasil

Rafael Galante

Programa público

de 25 de agosto a 10 de setembro de 2025
ÀS SEGUNDAS E QUARTAS, 19H30—21H CURSO ON-LINE CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS

Futura

Kongo Cushion Cover
Curso on-line, via Google Meet | 6 encontros
'Grafias da diáspora centro-africana no Brasil' com Rafael Galante

Este curso investiga a influência decisiva das sociedades centro-africanas — especialmente das regiões do Congo e de Angola — na formação das artes e das culturas afro-brasileiras, com especial atenção à região sudeste do Brasil. 

A partir de uma introdução aos processos históricos de inserção dessas populações no mundo Atlântico desde o final do século XV e de sua diáspora forçada no Brasil ao longo de mais de três séculos, o curso visa demonstrar como os valores civilizatórios centro-africanos influenciaram profundamente as filosofias espirituais, as cosmologias, as musicalidades e as poéticas visuais das culturas afro-brasileiras contemporâneas. 

Mais do que uma revisão histórica, esta é uma proposta urgente de ampliação dos repertórios e das leituras dos fundamentos simbólicos, das poéticas e das narrativas que foram e continuam a ser criadas e recriadas por artistas afro-brasileiros nas mais diversas linguagens — reconhecendo as grafias da diáspora centro-africana como parte inseparável do que conforma as culturas brasileiras.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Investimento

R$570
Inscreva-se

Vagas limitadas

Confira as opções de bolsas de estudo aqui.

 

Para dúvidas e outras informações:
Conteúdos dos encontros
Aula 1: Por uma história social da diáspora centro-africana no Brasil
SEGUNDA | 25.AGO 2025 Aula 1 Esta aula será dedicada à apresentação do programa, incluindo os principais autores, as perspectivas teóricas e os fundamentos do curso. Discutiremos a importância da História da África e suas diásporas para a história das culturas afro-brasileiras, abordando a necessidade de historicizar objetos e, acima de tudo, de reconhecer os agentes e as agências históricas dos africanos e seus descendentes no Brasil, visando combater a folclorização dessas culturas.
Aula 2: Uma introdução histórica às artes e gramáticas culturais dos povos da África Central Ocidental
QUARTA | 27.AGO 2025 Aula 2 Nesta aula, será oferecido um panorama histórico-cultural das principais sociedades da África Central Ocidental, ressaltando sua importância primordial na diáspora africana no Brasil e o papel desses povos nos processos de formação da chamada Modernidade Ocidental.
Aula 3: Uma introdução histórica às artes e gramáticas culturais dos povos da África Central Ocidental
SEGUNDA | 1.SET 2025 Aula 3 Nesta aula, será oferecido um panorama histórico-cultural das principais sociedades da África Central Ocidental, ressaltando sua importância primordial na diáspora africana no Brasil e o papel desses povos nos processos de formação da chamada Modernidade Ocidental.
Aula 4: As filosofias espirituais centro-africanas a partir da cosmovisão Bakongo
QUARTA | 3.SET 2025 Aula 4 Tendo como foco a filosofia Bakongo e seu universo cosmológico, exploraremos como essa matriz de pensamento influenciou profundamente as filosofias espirituais da diáspora africana no Atlântico, especialmente nas tradições religiosas afro-brasileiras de matriz centro-africana.
Aula 5: As filosofias espirituais centro-africanas a partir da cosmovisão Bakongo
SEGUNDA | 8.SET 2025 Aula 5 Tendo como foco a filosofia Bakongo e seu universo cosmológico, exploraremos como essa matriz de pensamento influenciou profundamente as filosofias espirituais da diáspora africana no Atlântico, especialmente nas tradições religiosas afro-brasileiras de matriz centro-africana.
Aula 6: As escritas gráficas da África Central e seus desdobramentos no Brasil e no Caribe
QUARTA | 10.SET 2025 Aula 6 Nesta aula, será abordada a variedade das escritas gráficas das sociedades da África Central Ocidental, seus usos simbólicos e históricos nas culturas materiais e nas artes desses povos. Também discutiremos como essas formas de escrita também foram adaptadas e recriadas por seus descendentes nas diásporas afro-americanas, especialmente no Brasil e no Caribe.
Sobre o ministrante
Rafael Galante
Historiador e etnomusicólogo. Doutor e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduiche como pesquisador visitante na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. Realizou pesquisas sobre musicalidades e filosofias espirituais em parceria com comunidades tradicionais no Brasil, em Cuba e Moçambique. A sua tese de doutorado sobre as culturas sineiras centro-africanas e sua Diáspora no Brasil venceu o Prémio Sílvio Romero de 2023, concedido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/IPHAN). Organizou junto com Renata Bittencourt o livro digital “Música e Modernismos Negros” (2024), publicado pelo Instituto Moreira Salles.
Foto – Rafael (2)
CRÉDITO CAPA
Tomie Ohtake. 1996.
Play