Programação

Curso: Poéticas Contemporâneas

Programa público

de 26 de novembro a 03 de dezembro de 2024
ATIVIDADES GRATUITAS DOIS ENCONTROS 19H—21H

Passada

CURSO | Poéticas Contemporâneas
Paola Ribeiro Raquel Stolf Daniela Avelar Diego Crux

No contexto das exposições Carlito Carvalhosa – A metade do dobro e Mira Schendel – esperar que a letra se forme, o curso Poéticas contemporâneas propõe encontros com a produção de artistas contemporâneos, convidados a falar sobre suas práticas e trabalhos.

A cada dia, uma dupla de artistas compartilhará com o público sua trajetória e sua produção. Acontecerão dois encontros, todos às terças, 19H:

26.NOV | 3.DEZ 

Os interessados podem optar pela inscrição tanto em um quanto nos dois dias de curso. Deslize a página para se inscrever e para saber mais sobre os ministrantes (vagas limitadas).

POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS
Sobre os Artistas
Daniela Avelar
Artista, escritora e educadora. Doutora e mestra em artes visuais, investiga instrumentos literários e linguísticos como conversa, escuta, apropriação e recontextualização a partir de restrições autoimpostas em instalações, performances e publicações. Participou da Bienal Internacional de Arte Contemporáneo SACO 1.1., no Chile (2023) e residências na Finlândia ("Enter Text"- Arteles Creative Center, 2019); Flip (Casa do Papel, 2017) e Courants du Monde, Paris (2013). Ministra cursos sobre escrita e texto e realiza curadorias educativas em diferentes espaços culturais.
Diego Crux
Quase-artista de Parada de Taipas, hoje vive no centro e trabalha com artes em diversas localidades. Neto de Rosa e Esmeraldo, explora temas como identidade, representações e vivências coletivas, utilizando múltiplos meios, como fotografia, vídeo, design e palavra. Suas obras foram expostas em mostras como "Ser Feliz é a Nossa Revolução" (2024) e "Dos Brasis" (2023/2024). Realizou residências no Pivô, MAM Rio e Goethe-Institut Bahia, além de publicações pelo MAM Rio e Revista Rosa.
Paola Ribeiro
Artista e sua pesquisa se dedica a criar espacialidade através da experiência sonora gerada principalmente através do som da voz. Procedimentos como limitação de sentidos, repetição, sobreposição, improvisação, entre outros são utilizados nessa investigação que dá origem a performances, vídeos e músicas. Mestre em Poéticas Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp e formada em Artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Foi residente na Oficina Francisco Brennand em 2023 e participou de uma série de exposições coletivas e Festivais.
Raquel Stolf
Artista e pesquisadora. Atua como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UDESC. Doutorado (2011) e Mestrado (2002) em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS, com Pós-Doutorado pelo PPGCA/UFF (2024). Suas proposições, projetos e publicações investigam processos de escrita, experiências de silêncio e situações de escuta, envolvendo desdobramentos em instalações, micro-intervenções sonoras, ações, vídeos, fotografias, textos e desenhos. Propôs o selo céu da boca (2006), pelo qual vem editando proposições e publicações impressas/sonoras. Coordena o programa de extensão Sala de leitura | Sala de escuta (DAV/UDESC) e o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (CNPq/UDESC).
Play