Programação

Oficina: livros que me fazem lembrar você

Rosa Couto

Programa público

02 de novembro de 2024
SÁBADO, 14H—16H ATIVIDADE PRESENCIAL E GRATUITA

Passada

oficina-livros-que-me-fazem
Livros que me fazem lembrar você
Oficina: criação de dedicatórias

A oficina Livros que me fazem lembrar você  tem a criação de dedicatórias como mote para uma conversa crítica sobre arte.

A proposta é que as participantes tragam livros de sua escolha, que tenham significado afetivo e/ou político, com objetivo de dedicar e recomendar a leitura a alguém ou algo.

A partir de uma conversa sobre as obras e a importância de cada uma em particular, teremos um tempo para elaboração e compartilhamento dos textos produzidos, num fluxo coletivo que atravessa os atos de ler, refletir, conversar, escrever, dedicar e compartilhar.

Dedicatórias são textos curtos carregados de sentido. Normalmente alocados nas primeiras páginas de um livro, ou mesmo na capa de um disco, são formas de demarcar uma lembrança, um afeto ou o simples desejo de compartilhar uma experiência de fruição estética. Elaborar um dedicatória pode ser um exercício vigoroso de escrita, de equilíbrio entre objetividade e passionalidade.

Traga um livro (ou mais) para a atividade. Vagas limitadas.

CONHEÇA A MINISTRANTE
Rosa Couto
Graduada em História pela UNESP. É também doutora em História e Cultura Social pela mesma universidade. Realizou estágio como visiting academic no Center for Latin American and Caribbean Studies (CLACS) da New York University (2018-2019) em Nova Iorque - Estados Unidos. Foi professora no ensino público, educadora museal e atualmente atua como assistente de curadoria no Museu Afro Brasil, além de ser uma das integrantes da banda Funmilayo Afrobeat Orquestra, banda de afrobeat formada por mulheres negras e uma pessoa não binária. Rosa é autora do livro Fela Kuti: contracultura e (con)tradição na música popular africana, primeiro livro brasileiro de teor acadêmico dissertando sobre a obra do músico nigeriano criador do afrobeat.
Play