Programação

Formação de professores: dicionário biográfico

7º Experiências Negras — eixo Palavra

Programa público

07 de novembro de 2024
QUINTA, 11H ATIVIDADE PRESENCIAL E GRATUITA

Passada

exp-negras
Formação de professores
Dicionário Biográfico: Histórias Entrelaçadas de Mulheres Afro-Diaspóricas

Esta formação, ministrada por Thais Marinho e Rosinalda Simoni, visa fortalecer o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, em alinhamento com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

Baseada no Dicionário Biográfico: Histórias Entrelaçadas de Mulheres Afro-Diaspóricas, a atividade explora trajetórias de resistência e superação de mulheres negras, oferecendo às professoras uma perspectiva prática de suas contribuições culturais, sociais e econômicas.

O dicionário, organizado pelas pesquisadoras Thaís e Rosi, será lançado, em novembro, na Festa Literária das Periferias – Flup, no Rio de Janeiro, pelo Selo Flup e Editora Malê, com um pré-lançamento exclusivo para educadores.

CONHEÇAS AS MINISTRANTES
Thais Marinho
Doutora em Sociologia pela UnB (2012), com pós-doutorados em Ciências Sociais (Unisinos, 2013) e História (UFMG, 2021). Atualmente, é professora associada I na PUC Goiás, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História e Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação na ANPUH Nacional. Sua pesquisa foca em História e Sociologia das Relações Étnico-Raciais, Estudos de Gênero e História das Mulheres Afrodiaspóricas, com ênfase em temas decoloniais e políticas públicas culturais. É autora de "Kalunga: os donos da terra" (2019) e coorganizadora do "Dicionário Biográfico Histórias entrelaçadas de Mulheres Afrodiaspóricas" (2024).
Rosinalda Simoni
Quilombola, Feminista de Terreiros, devota de Orixá, falante de quilombèis. Graduada em História; Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural , Mestra em Arqueologia, Bi-doutora em Ciências da Religião (2017); e História (2024); Bi-Pós doutora em história. é professora convidada na Universidade Federal do Tocantins. Atua também como pesquisadora arqueóloga e gestora do Patrimônio cultural. Diretora Fundadora da empresa Tekohá Pesquisas Patrimoniais; e coordenadora do PAFOR Equidade Educação Quilombola pela PUC-Goiás (bolsista CAPES). Uma das Organizadoras do Dicionário biográfico Histórias entrelaçadas de mulheres afrodiaspóricas, e escritora de contos infantis  africanos.
Play