8º Experiências Negras: encerramento da Juntó — Residência para arte-educadores
Programa público
SÁBADO, 11H e 14H Atividades gratuitas
Passada

Chega ao fim a primeira edição da Juntó — Residência para arte-educadores do Instituto Tomie Ohtake. Esta atividade integra a 8ª edição do programa Experiências Negras, que propõe cursos e oficinas com especialistas da educação e arte nas salas do Instituto.
Ao longo de um mês, três pessoas educadoras convidadas se dedicaram a construir coletivamente pensamentos e práticas pedagógicas a partir das exposições em cartaz, com ênfase na mostra Teatro Experimental do Negro nas fotografias de José Medeiros. Participaram desta residência: Elydaiana Alexandrino, Danilo S. Santana e Bruna de Jesus Silva.
Para celebrar a finalização da Juntó, contaremos com uma programação diversa neste sábado, dia 2 de agosto.
Confira abaixo o cronograma de encerramento da Juntó — Residência para arte-educadores:
SÁB—2.AGO
Visita Rasgar o Véu
11H — Mediação performática da exposição Teatro Experimental do Negro nas fotografias de José Medeiros
14H — Conversa sobre os caminhos, desafios e potências vividos na Juntó — Residência para arte educadores.
Durante o evento também será distribuído gratuitamente o Jornal da 7ª edição do Programa Experiências Negras.
O Ministério da Cultura, o Nubank, mantenedor institucional via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e o Instituto Tomie Ohtake apresentam a 8ª edição do Programa Experiências Negras, em parceria com a Casa Sueli Carneiro.
Como resultado da residência para arte-educadores Juntó, convidamos as pessoas a conhecerem a mostra Teatro Experimental do Negro nas fotografias de José Medeiros a partir de uma mediação performática. Por meio da mobilização do corpo estabeleceremos aproximações, observações, reflexões, trocas e gestos sobre essa exposição em cartaz no Instituto Tomie Ohtake.
Programação
Sábado, 2.AGO 2025 | 11H
Convidamos o público para uma conversa sobre os caminhos, desafios e potências vividos na Juntó — Residência para arte educadores.
Será um espaço de troca, escuta e fortalecimento das práticas formativas no campo da educação e das artes, com o intuito de refletir sobre o papel da residência na formação de educadores e educadoras, e pensar juntas(os) os sentidos de estar em processo, em coletivo e em criação. Com participação das pessoas residentes: Bruna de Jesus, Danilo Santana e Elydaiana Alexandrino.
A roda é aberta, gratuita e será um momento de encontro com quem vive ou já viveu uma residência, além de pessoas interessadas em pensar a educação a partir de práticas sensíveis, críticas e comprometidas com a transformação.
Programação
Sábado, 2.AGO 2025 | 14H