Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros - São Paulo - SP

ESCOLA ENTRÓPICA

ESCOLA ENTRÓPICA

A Escola Entrópica empresta da termodinâmica, da química, da física e da geologia noções de transformação irrefreável. A entropia é tomada como mote para pensar espaços de ensino, nesse caso ligados à arte. O programa da Escola Entrópica, composto por cursos, laboratórios e grupos de estudo, parte do pressuposto de que não há um ponto ideal a ser alcançado, mas sim dinâmicas de erosão de certezas, aumento de temperatura de processos, dispêndio concentrado e contínuo de energia.

Em 2017, a Escola Entrópica apresenta uma nova dinâmica na participação dos grupos de estudo e dos cursos eletivos e um novo formato para o Programa Integrado.

Os grupos de estudo incorporam ao seu formato atual a realização de três cursos com professores convidados ao longo do semestre, que irão ministrar aulas e propor exercícios e experimentações para os integrantes dos grupos.

O Programa Integrado passa a ter, além dos oito encontros com o professor, dois encontros de ebulição: visita a um ateliê ou exposição e uma maratona de apresentação de processos dos alunos envolvidos.

Clique AQUI para conhecer o programa completo dos cursos da Escola Entrópica

ESPAÇO DO OLHAR

ESPAÇO DO OLHAR

O Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake realiza um intenso programa que inclui visitas educativas às exposições, formação de educadores, publicações, cursos, oficinas, seminários, premiações para artistas, arquitetos e professores, projetos socioculturais, expedições urbanas, mostras de filmes, apresentações musicais, intervenções artísticas, produtos audiovisuais e outras formas de promover o acesso, a experimentação e o engajamento do público em atividades ligadas à arte e à cultura. Além disso, possui em seu espaço físico o funcionamento de duas escolas: a Escola Entrópica e o Espaço do Olhar.

 

Os cursos do Espaço do Olhar, de abordagens diversas que incluem teoria e prática, oferecem a oportunidade para artistas, estudantes, pesquisadores e interessados em geral de se aprofundarem nas reflexões ligadas aos temas da arte e nas técnicas de linguagens específicas como a pintura, o desenho, a ilustração, a colagem, entre outras, além de incluir cursos que tratam dos campos da cultura e da filosofia.

 

Clique AQUI para conhecer o programa completo dos cursos do Espaço do Olhar